Oferecido por
Um sistema de baixa pressão atmosférico, vai dar origem a uma nova frente fria em alto mar entre Sul e Sudeste a partir da noite desta quarta-feira, 31 de janeiro. No primeiro dia de fevereiro o sistema avança mais para alto mar em direção à costa do Sudeste, trazendo mais umidade para os estados de São Paulo e Rio De Janeiro.
São Paulo
O último dia de janeiro ainda começa ensolarado no estado de São Paulo, mas, a nebulosidade volta aumentar já no começo da tarde em algumas regiões. A capital, as cidades da Baixada Santista e do litoral norte, assim como toda a divisa do estado com Minas, ficam em ATENÇÃO para pancadas de chuva forte com raios e algumas rajadas moderadas a forte em torno de 50 a 70 km/h.
A Climatempo alerta para a possibilidade de transtornos na região metropolitana do estado em decorrência da chuva forte. O risco para enchentes e alagamentos é alto em muitos bairros da capital paulista.
O risco de temporais aumenta no extremo sul paulista, devido à posição da frente fria; cidades como Itapeva, Votorantim, São Roque e as áreas do Vale do Ribeira, ficam em ALERTA e os ventos podem pontualmente atingir valores em torno de 90 km/h, ocasionando transtornos.
Fevereiro começa com tempo mais instável, chuva a qualquer hora e bastante nuvem no litoral e na região metropolitana do estado de São Paulo; o risco de temporais é alto e a sensação é de abafamento, ainda com temperaturas que podem alcançar os 27 °C na capital. Cidades como Campinas, Taubaté e as regiões do Vale do Paraíba e litoral norte, podem receber alguns temporais localizados. Nas outras regiões do interior de SP, sol e pancadas de chuva forte à tarde com risco de raios e ventania.
Foto: Getty Images
Na sexta (02), as instabilidades persistem, mas agora, devido à entrada constante de umidade. Todo litoral fica em atenção, com condição de chuva a qualquer momento e o risco para transtornos aumentam. Nas demais áreas, a chuva ainda intercala algumas aberturas de sol, mas pode ocorrer com força.
Rio de Janeiro
O risco de temporal aumenta entre a divisa do estado do Rio de Janeiro e o sul de Minas; durante o começo da manhã o sol ainda aparece, mas volta a chover com força à tarde no interior fluminense, regiões como Petrópolis, Três Rios e Valença - ficam em ALERTA. Na capital e nas demais regiões, as pancadas ainda podem ocorrer com forte intensidade com chance para raios e ventos moderados a forte.
Já na quinta-feira, a chuva ganha intensidade e volume; devido o avanço da frente fria. O dia já começa com muitas nuvens e a condição é de chuva a qualquer momento com risco para ventos fortes; o risco de temporais aumenta à tarde para todo o centro-sul do estado. As áreas que fazem divisa com o estado de Minas Gerais podem receber volumes mais elevados.
A semana vai terminar mais instável no estado fluminense e o potencial para transtornos aumenta nas regiões da Baixada Fluminense, interior e litoral do Rio em decorrência do alto volume de chuva; a situação se agrava devido ao potencial de enchentes e alagamentos.