1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Zona sul de São Paulo teve 600 mm de chuva em janeiro
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Zona sul de São Paulo teve 600 mm de chuva em janeiro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Janeiro de 2024 deu a São Paulo um recorde especial: a maior temperatura mínima já registrada na estação meteorológicas do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista,  pelo menos desde 1961.  No dia 17 de janeiro de 2024, a temperatura mínima foi de 25,9°C.


A média das temperaturas máximas em 30 dias foi de 29,0°C, 0,4°C acima da média de referência de máxima para janeiro que é de 28,6°C.

 

A média da temperatura mínima foi de 20,0°C, 0,6°C acima da média padrão é que é de 19,4°C

 

 

Nuvem de temporal sobre São Paulo (SP) em 8/1/24 (Foto: Marcelo Pinheiro)

 

Muita chuva em janeiro de 2024

 

Choveu 285 mm no Mirante, apenas 2% abaixo da média normal para o mês que é de 292 mm, conforme medição do Inmet.

 

Mas São Paulo é muito grande e hoje, com as dezenas de pluviômetros espalhados pela cidade, é possível mapear quanto choveu em muitos bairros, não apenas no Mirante de Santana, que é a referência oficial para as análises Climatológicas da capital paulista. 


Choveu muito em janeiro de 2024! As medições do CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, da prefeitura paulistana, e do Cemaden revelaram que choveu de 200 a 300 mm de forma generalizada sobre São Paulo. Mas em alguns bairros choveu de 400 a 500 mm e outros, até mais do que isso.

 

O CGE registrou cerca de 609 mm em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista. No Jabaquara, também na zona sul, choveu quase 595 mm em 30 dias. O Ipiranga acumulou 462 mm e na Penha foram cerca de 455 mm. Na Vila Mariana foram despejados quase 475 mm de chuva em janeiro de 2024


Mas grandes volumes de chuva também caíram na zona norte. Em Santana, o CGE registrou 428 mm, aproximadamente, e na Freguesia do Ó caíram quase 510 mm durante o mês de janeiro. No Tremembé choveu cerca de 566 mm


Considerando a média de chuva de 292 mm para janeiro e cerca de 258 mm de média para fevereiro, foi como se a Freguesia, Santo Amaro e o Tremembé recebessem a chuva dos dois meses mais chuvosos do ano de uma só vez.


Todos estes valores são preliminares, mas justificam os dias de transtornos que a cidade de São Paulo teve por causa da chuva.


Tendência para fevereiro


Fevereiro vem aí com o Carnaval, muita umidade e calor. As pancadas de chuva serão frequentes e a população pode esperar por vários dias com temporais.

 

O ar abafado é o que vai predominar e, pelo menos na primeira quinzena do mês, não deve ocorrer a entrada de ventos tão frios e persistentes como foi observado na última semana completa de janeiro, que foi com aquele ar de outono.


Não há previsão de onda de calor, mas fevereiro será um mês abafado e deve terminar com temperatura média dentro a acima do normal. O volume de chuva deve ficar dentro do normal.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias