Oferecido por
A segunda quinzena de fevereiro vai começar mantendo os padrões observados nos últimos dias: muita umidade e calor no Brasil. As nuvens carregadas crescem por todo o país por causa da grande disponibilidade de umidade.
As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva na costa norte do Brasil.
A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera favorece a formação de muitas nuvens sobre o Sul e o Sudeste.
Uma depressão subtropical se formou na noite da quinta-feira, 15/2, na costa do Rio De Janeiro, a cerca de 235 km afastada do continente, e os efeitos, como vento forte, são sentidos principalmente em alto-mar.
Pancadas de chuva pode ser fortes em muitas áreas do BR (Foto Getty Images)
Previsão do tempo para o Brasil para 16/02/2024 -sexta-feira
Região Sul
O ar úmido que está sobre o Sul do Brasil e a circulação de ventos em níveis médios da atmosfera facilita a formação de nuvens de chuva sobre a maior parte da Região.
A sexta-feira é com sol e sem chuva apenas no sudoeste do Rio Grande do Sul, região de Alegrete, de Uruguaiana.
No leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, o dia fica nublado, com temperatura amena e chuviscos ocasionais.
A Grande Porto Alegre, a região do Vale do Caí, Vale do Taquari, o planalto e a serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ficam em alerta para temporal.
Pancadas de chuva e períodos com sol são previstos para o vale do Itajaí e para a Grande Florianópolis, mas que não deve, causar transtornos
O restante da Região Sul tem períodos com sol e pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.
Região Sudeste
Grandes áreas de chuva podem crescer sobre o Sudeste do Brasil por causa do ar quente e úmido que está por toda a Região e da circulação ciclônica de ventos em vários níveis da atmosfera. A circulação ciclônica, isto é, no sentido horário, ajudar a concentrar o ar úmido e facilita a formação das nuvens carregadas.
Se este ciclone se formar, a chuva forte vai ocorrer sobre o oceano e não vai afetar diretamente o litoral do Sudeste. Mas os ventos fortes deste ciclone sobre o oceano vão deixar o mar agitado nas praias do Sudeste. Se houver a formação do ciclone, será no fim de semana.
A sexta-feira é de alerta para o risco de chuva forte em grande parte do Sudeste.
Nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, na maioria das áreas do estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, o tempo fica instável, com muitas nuvens, várias pancadas de chuva com raios que podem ser moderadas a fortes. O sol pode aparecer de vez em quando, mas sempre junto de muita nebulosidade.
No centro-leste e sul de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, a região de Sorocaba, de Campinas, a Baixada Santista e do litoral sul paulista, a sexta-feira será com muitas nuvens e um pouco de sol, mas não deve chover. A temperatura fica amena.
Na região da cidade do Rio, a chuva deve ir parando durante a tarde.
Região Centro-Oeste
Nuvens carregadas crescem por todo o Centro-Oeste por causa do ar quente e úmido que está espalhado sobre a Região.
A maioria das áreas do Centro-Oeste tem sol forte no decorrer desta sexta-feira, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva e raios à tarde e à noite. Muitas destas pancadas podem ser moderadas a fortes.
No leste de Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora e também pode chover com moderada a forte intensidade.
Em Goiânia, o total de chuva acumulado na primeira quinzena de fevereiro, segundo o Inmet, foi de 233,2 mm, praticamente a média normal de chuva para este mês, que é de 236 mm.
Região Nordeste
Nuvens carregadas continuam crescendo sobre o Nordeste do Brasil por causa do ar quente úmido que está sobre a Região e da presença da Zona de Convergência Intertropical, na costa norte do Brasil.
Nesta sexta-feira, pode chover no litoral e no interior de todos os estados nordestinos.
No Recôncavo Baiano, no litoral norte da Bahia, no litoral de Sergipe e de Alagoas, o dia é com sol e chuva é passageira.
Do litoral norte do Rio Grande do Norte ao litoral do Maranhão, a sexta-feira é com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, mas o sol pode aparecer de vez em quando.
A faixa litorânea entre o leste do Rio Grande do Norte e Pernambuco fica em atenção para chuva moderada a forte e com raios, incluindo as capitais Natal, João Pessoa e Recife.
Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece forte por várias horas e há previsão de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.
Em Salvador, segundo o Inmet, já choveu 226,6 mm em Salvador, mais do que o dobro da média normal de chuva para fevereiro, que é de aproximadamente 99 mm.
Região Norte
Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido que está sobre o Norte do Brasil eram nuvens carregadas sobre todos os estados da Região.
Quase toda a Região Norte tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios nesta sexta-feira. As pancadas devem ocorrer à tarde e à noite na maior parte da região. Há risco de chuva moderada a forte.
O sol predomina o dia todo na maioria das regiões de Roraima, onde só deve chover no extremo sul do estado.
No litoral sul do Amapá e no litoral do Pará, a chuva é mais frequente e forte.
Alertas meteorológicos para 16/02/2024 -sexta-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h na Grande Porto Alegre, na região do Vale do Caí, do Vale do Taquari, no planalto e na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no norte /noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineira, Alto Paranaíba, Serra da Canastra, Grande Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Espírito Santo, na região de Teresina, sertão da Paraíba e agreste de Pernambuco, no centro-leste e sul do Maranhão, sul e sudeste de Goiás e nordeste de Mato Grosso do Sul
Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no centro, norte, sul, sudoeste/oeste do Paraná, oeste e litoral sul de Santa Catarina, noroeste, leste e litoral sul do Rio Grande do Sul, oeste e norte de São Paulo, Mantiqueira (SP), Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, serra e norte/noroeste do Rio de Janeiro, noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha (MG), Goiânia e Goiás (exceto no sul e sudeste do estado), Mato Grosso do Sul (exceto nordeste do estado), Distrito Federal, sudoeste, sul e norte da Bahia, Sertão de Alagoas e de Sergipe, sertão e leste de Pernambuco, Piauí (exceto Teresina), norte e oeste do Maranhão leste da Paraíba e Rio Grande do Norte, norte Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins (exceto sul do estado), Amapá (exceto norte do estado),
Atenção para chuva moderada no litoral do Piauí, do Ceará e do norte do Rio Grande do Norte.
Aviso de ressaca da Marinha do Brasil: ressaca entre Santos/SP até São João da Barra (RJ), com ondas de 2,5 metros, com ondulação de sul/sudeste