1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Temporais no estado de São Paulo
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais no estado de São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

As fortes pancadas de chuva têm sido frequentes pelo estado desde o domingo passado e voltaram a ocorrer nesta quarta-feira, 21 de fevereiro. O tempo segue instável no decorrer da noite, com risco de chuva forte em todas as regiões paulistas, além de raios e eventualmente ventos fortes. Pode ocorrer queda de granizo. Há risco de alagamentos.

 

 

 

Nuvens carregadas sobre Matão, no interior de SP, em 21/2/24 (Foto: Vinícius Lucyrio)

 

Previsão

 

Quarta-feira segue com risco de chuva forte em todas as regiões do estado de São Paulo e risco de alagamentos na Grande São Paulo.

 

Para esta quinta-feira, 22, são esperados maiores períodos com sol na Grande SP e no estado de São Paulo, de forma geral, o que vai fazer a temperatura subir. Com o maior aquecimento e o ar muito úmido, fortes pancadas de chuva voltam a ocorrer na tarde e noite desta quinta-feira.

 

Condições semelhantes estão sendo esperadas para sexta, sábado e domingo, com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite no estado de São Paulo.

 

Alagamentos na cidade de São Paulo

 

Toda a cidade de São Paulo entrou em atenção para alagamentos às 14h55, segundo informação do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE).  Às 18h20, a cidade já tinha 6 pontos com alagamento, mas todos transitáveis.

 

Granizo

 

Nuvens bastante carregadas passaram sobre São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e provocaram granizo por volta das 15  horas. Choveu 24,5 mm em apenas 1 hora, entre 14 e 15h.

 

Volumes de chuva

 

 

Já choveu muito forte em vários municípios da Grande São Paulo na manhã e tarde desta quarta-feira, 21 de fevereiro. Temporais voltaram a ocorrer no começo da tarde. Entre 14h20 e 15h20, o Cemaden registrou 44,4 mm em Embu-Guaçu/Rio Embu-Guaçu, 43,6 mm em Embu-Guaçu/Fazenda da Ilha, 36,4 mm em Cajamar/Ponunduva, 30,6 mm em São Paulo/Moóca, 22,5 mm em Itapecerica da Serra/Jacira

 

Entre 16 e 17 horas, a chuva estava aumentando no norte e oeste da Grande São Paulo. O Cemaden registrou 21,8 mm em Franco da Rocha, 22,0 mm em Caieiras.

 

Chuva acumulada em 3 horas, entre 14h e 17h, aproximadamente, de acordo com o Cemaden

60,2 mm Embu-Guaçu/Rio Embu-Guaçu

52,0 mm Cajamar

49,2 mm Várzea Paulista (39 mm em apenas 1h)

43,0 mm em Bananal (quase 36mm em 1h)

40,7 mm São Paulo/Moóca

40,0 mm Mairinque (36 mm em 1h)

38,2 mm em São Vicente (34,4 mm em 1h)

 

Calor, muita umidade e circulação ciclônica

 

O ar quente e úmido e a circulação ciclônica de ventos que predominam sobre o Sudeste geram nuvens carregadas sobre o estado de São Paulo, com potencial para provocar muita chuva. 

 

Esta circulação ciclônica, isto é, no sentido horário, é observada a 5km acima da superfície e facilita o acúmulo da umidade e do calor permitindo que as grandes nuvens de chva se formem facilmente.

 

Nas imagens captadas pelo satélite Goes 16, as manchas coloridas representam nuvens. É possível ver o movimento das nuvens no sentido horário acompanhando o sentido dos ventos a 5 km de altitude.

 

 

 

Temporais em SP - 21-2-24 - circulação ciclônica

Circulação ciclônica de ventos, muita umidade no ar e calor geram nuvens carregadas sobre SP

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias