Oferecido por
A onda de calor que se espalha pelo centro-sul do Brasil já afeta o estado de São Paulo. Considerando o histórico de calor dos últimos meses, desde agosto de 2023, esta onda de calor destes últimos dias do verão de 2024 é o oitavo período consecutivo de calor intenso que o país está vivendo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura nesta quarta-feira chegou aos 37,5°C em Dracena, região próxima ao Mato Grosso do Sul, e ficou entre as 10 maiores temperaturas no país. O calor aumentou também na cidade de São Paulo, que registrou 33°C de temperatura máxima nesta quarta-feira, 13.
Calor aumenta em São Paulo e pode bater recorde histórico para março (Foto: São Paulo, SP, por Luíza Cardoso)
Mais calor em SP
Como em vários estados brasileiros, os paulistas também estão reclamando da overdose de calor. Mas o calor ainda vai aumentar nos próximos dias, pois o centro da forte massa de ar quente e seco que se instalou sobre o centro-sul do Brasil tende a deslocar para o Sudeste afetando diretamente o estado de São Paulo.
Possibilidade de recorde histórico de calor em São Paulo
Com a intensificação da onda de calor sobre o estado de São Paulo, a cidade de São Paulo poderá bater um recorde histórico para março. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura já registrada em um dia de março na capital paulista foi de 34,3°C, no dia 1 de março de 2012. A média de temperatura máxima para março na cidade é de 28°C.
A previsão da Climatempo é de que as temperaturas máximas em São Paulo alcancem marcas entre 34°C e 35°C até o próximo sábado, 16 de março.
Se a temperatura chegar aos 34,3°C nos próximos dias, o recorde de calor histórico para março e o recorde de calor para 2024 será igualado. Mas com apenas um décimo a mais, com 34,4°C, uma nova marca histórica será estabelecida tornando esta onda de calor de março 2024 ainda mais excepcional.
Temperaturas de 36°C a quase 38°C poderão ser observadas no interior de São Paulo, que são valores muito acima do normal para março. Na região de Araçatuba, por exemplo, a média de temperatura máxima para este mês é aproximadamente 32°C. Já na região de São Carlos, esta média é de 28°C e em Campinas e de Sorocaba, em torno de 30°C
Pancadas de chuva e calor
O sol forte e o tempo seco predominam no estado de São Paulo até a sexta-feira. Poucas pancadas de chuva devem ocorrer no extremo norte e oeste do estado. Não tem previsão de chuva para a Grande São Paulo até o fim desta sexta-feira, 15 de março.
As pancadas de chuva devem retornar sobre todas as regiões paulistas na tarde do sábado, 16, mesmo assim, o calor vai continuar intenso.