Oferecido por
A última sexta-feira do verão de 2024 está sendo com calor histórico na cidade de São Paulo. A média normal de temperatura maxima para março é de 28°C, mas os termômetros marcaram 34°C a 35°C por causa da intensa onda de calor que se espalhou pelo centro-sul do Brasil.
Último fim de semana do verão 2024 poderá ter recorde histórico de calor em São Paulo
(Foto: São Paulo (SP), por Marcelo Pinheiro)
USP registra recorde de calor em março em São Paulo em 91 anos
A estação meteorológica localizada no parque do Estado, na Água Funda, região do Zoológico, mantida pela USP - Universidade de São Paulo - registrou incríveis 35,5°C de temperatura máxima na tarde desta sexta-feira, 15 de março. Segundo informações da estação, esta foi a maior temperatura já registrada no local em um dia de março, desde 1933, quando as observações meteorológicas começara, a ser feitas neste local.
A região onde está esta estação meteorológica é bastante arborizada e normalmente um lugar fresco, se comparado a outros pontos da cidade de São Paulo, como bairros centrais.
Zona norte da iguala recorde de calor para março em 81 anos
Na zona norte da capital paulista, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 34,3°C temperatura máxima às 15 horas, valor que iguala o recorde de calor para março em 81 anos e também iguala o recorde de calor para 2024. Esta mesma temperatura foi registrada ontem, 14 de março.
Porém, uma nova leitura termométrica será feita às 21 horas (Brasília) e o valor da temperatura máxima desta sexta-feira 15, poderá aumentar em relação à marca de 34,3°C registrada às 15 horas. Portanto, um novo recorde histórico de calor poderá ser estabelecido. O novo valor só será conhecido depois das 21 horas.
Mais calor no fim de semana
A cidade de São Paulo deve esquentar um pouco neste fim de semana, que será o último do verão 2023/2024 e poderá bater novos recordes de calor.
A Climatempo prevê 35°C de temperatura máxima para o sábado e para o domingo. Há chance de algumas pancadas de chuva à tarde e em parte da noite, mas que serão de curta duração e não vão dar grande alívio ao calorão.