1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / +300mm: chuva extrema no Rio de Janeiro
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

+300mm: chuva extrema no Rio de Janeiro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Uma nova e grande frente fria chega ainda nesta semana ao Rio De Janeiro. Este sistema irá romper a onda de calor, mas também irá trazer muita chuva para o estado.


Na quinta-feira (21), o Rio de Janeiro estará em condição pré-frontal (situação que antecede a chegada de uma frente fria). O predomínio será de sol e há condições para um novo pico de calor no estado. Porém, no fim do dia, conforme a frente fria se aproxima, nuvens carregadas começam a se formar e há previsão de pancadas de chuva, com potencial para temporais (chuva forte, raios e fortes rajadas de vento), na Costa Verde, no sul do estado (região de Resende/Volta Redonda), na Serra e no Grande Rio.


Entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), a frente fria se desloca lentamente sobre o estado e provoca chuva em todas as regiões fluminenses. Esta é uma situação muito especial, pois a chuva indicada pelos modelos meteorológicos é realmente EXCEPCIONAL. Nesses dois dias, a chuva será frequente/persistente e terá períodos em que cai de forma intensa, com taxas horárias muito elevadas. Isso irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para TODO O MÊS DE MARÇO em apenas 24h/48 horas.

 

 

Foto: Getty Images

 

A Climatempo ALERTA que esse tipo de chuva é muito favorável para acarretar transbordamento de rios e deslizamentos de terra, o que pode acarretar grandes desastres. Há alto potencial para a ocorrência de enchentes e enxurradas.


A população deve ficar muito atenta às orientações da Defesa Civil


No domingo (24), a frente fria se afasta, mas o tempo segue muito úmido no estado. Apesar da chuva diminuir em intensidade e em volume, vai continuar acontecendo com certa frequência, o que poderá agravar os problemas no estado.


Estima-se que, em algumas áreas, sobretudo na Baixada Fluminense, litoral norte e na região serrana, entre a quinta-feira e o domingo (de 21 a 24 de março), possam ser acumulados volumes da ordem de 300 a 500 mm (volumes médios na região, não descartando que pontualmente esses valores possam ser ultrapassados). Outras áreas podem ter variações de 150 a 300 mm.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias