Oferecido por
O outono começa oficialmente no dia de 20 de março, às 00h06, e se estende até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília.
O verão termina com condições típicas da estação. O Brasil ainda está dentro de uma grande massa de ar quente e úmido, que é a condição ideal para a formação das grandes nuvens carregadas, que provocam as pancadas de chuva com raios.
Na costa norte do país, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical reforçam as condições para chuva entre o Amapá e o Rio Grande do Norte.
A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera aumenta as condições para chuva no Sul do Brasil.
Temporal sobre São Paulo (SP) (Foto: André C.)
Previsão do tempo para o Brasil para 19/03/2024 -terça-feira
Região Sul
O ar úmido e quente que está sobre o Sul do Brasil e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera aumentam as condições para chuva no Sul do Brasil. O ar fica abafado e quente em toda a Região Sul
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, chove a qualquer hora, inclusive pela manhã, e grande parte dos dois estados termina o verão em alerta para temporais.
No Paraná, o sol predomina de manhã, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios são previstas para tarde e noite. A chuva pode ser forte em várias regiões do estado.
Região Sudeste
O calor ainda é intenso no Sudeste no último dia do verão de 2024. O nordeste de Minas Gerais e o Espírito Santo devem ficar entre as regiões mais quentes do país nesta terça-feira. O calor e a umidade do ar elevada estimulam o crescimento de nuvens carregadas sobre todos os estados do Sudeste.
O sol e o tempo seco vão predominar no Vale do Jequitinhonha (MG), no Espírito Santo e no litoral norte do Rio De Janeiro.
O restante do Sudeste tem predomínio de sol pela manhã e pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.
Há risco de temporais na Grande Belo Horizonte, no centro-sul de Minas Gerais, no centro-sul do RJ, incluindo o Grande Rio e região serrana fluminense, litoral norte de São Paulo e no Vale do Paraíba (SP). Mas tem risco de chuva forte também nas demais áreas paulistas e no oeste mineiro
Região Centro-Oeste
O ar úmido e quente predomina sobre a Região Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre todos os estados. O estado de Mato Grosso do Sul ainda deve ser um dos locais mais quentes do Brasil nesta terça-feira
O sol aparece forte pela manhã no Centro-Oeste. A nebulosidade aumenta no decorrer do dia junto com o calor e muitas pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite em quase toda a Região. Há chance de chuva moderada a forte.
O tempo seco predomina o dia todo no oeste de Mato Grosso do Sul e na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.
Região Nordeste
O ar úmido e quente que está sobre o Nordeste e a presença da Zona de Convergência Intertropical estimulam nuvens de chuva sobre todos estados da Região.
O Nordeste terá muitas pancadas de chuva nesta terça-feira, com alerta para temporais no Maranhão e em todo litoral, desde o Maranhão até o Rio Grande do Norte. Já no norte e nordeste da Bahia, em Sergipe, Alagoas e em Pernambuco, as pancadas de chuva serão fracas a moderadas e não devem causar problemas para a população.
O sol e o tempo seco vão predominar no Vale do São Francisco e no centro-sul da Bahia
Região Norte
Muitas nuvens carregadas continuam se formando sobre a Região por causa do ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil e das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical.
Na maioria das áreas da Região Norte, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora e podem ser fortes, mas intercaladas com períodos de sol.
Alerta para temporais no Pará, no Amapá, leste do Amazonas e no oeste do Acre.
A chuva deve ser especialmente volumosa no litoral do Pará e na ilha de Marajó.
Alertas meteorológicos para 19/03/2024 -terça-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Rio Branco e Porto Velho.
Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h no litoral e nordeste do Pará e no oeste/sudoeste do Rio Grande do Sul.
Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no Rio Grande do Sul (exceto leste, Grande Porto Alegre, oeste/sudoeste do estado), Santa Catarina (exceto litoral), sul do Paraná, centro-sul de Minas Gerais, Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, Mantiqueira, litoral norte e Vale do Paraíba (todas no estado de São Paulo, Grande Rio e centro-sul do Rio de Janeiro (inclui região serrana fluminense), faixa litorânea do Rio Grande do Norte e do Ceará, norte do Piauí (inclui Teresina), Maranhão (exceto sul do estado), extremo norte do Tocantins, Pará (exceto litoral, nordeste e extremo sul do estado), centro, sul e leste do Amapá, leste/nordeste do Amazonas, oeste do Acre.
Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h leste do Rio Grande do Sul, Grande Porto Alegre litoral de Santa Catarina, Paraná (exceto sul do estado), São Paulo (exceto litoral norte, Vale do Paraíba e Mantiqueira), Triângulo Mineiro e oeste de Minas Gerais, sul, centro-leste e norte de Mato Grosso do Sul, sudeste/leste e centro-norte de Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, sertão e litoral da Paraíba, interior do Rio Grande do Norte e do Ceará, Piauí (exceto norte e extremo sul do estado), Tocantins (exceto extremo norte do estado), norte/noroeste do Amapá, extremo sul de Roraima, Amazonas (exceto nordeste/leste do estado), centro e leste do Acre, Rondônia.