1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Outono 2024 - previsão para o Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Outono 2024 - previsão para o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

O El Niño continua enfraquecendo e o término deste evento deve ocorrer em abril e grande parte do outono será no modo neutralidade do oceano Pacífico Equatorial na costa do Peru. Mesmo assim, algum efeito do El Niño ainda será sentido até o fim do outono. Em julho de 2024 espera-se o início do desenvolvimento de um novo La Niña e que deve prosseguir durante todo o inverno.


O frio será intenso durante o outono? Teremos geadas?

 

As primeiras quedas significativas de temperaturas tendem a vir em abril sobre o Sul e em áreas do Sudeste. O frio intenso é mais provável durante os meses de maio e junho. O período de transição para o fenômeno La Niña no fim do outono/início do inverno traz um aumento do risco de geadas para o Sul do Brasil, mas as ocorrências de geada relevantes são mais prováveis no fim da estação, no decorrer da segunda quinzena de maio e em junho.

 


Ar seco

 

As grandes massas de ar seco, que são muito comuns no outono, devem se estabelecer na segunda metade da estação. Este é processo natural de redução de umidade ocorre com mudanças na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera. O período ensolarado e seco do outono não deve ser confundido com onda de calor.


A redução da chuva no Centro-Oeste e interior do Sudeste, especialmente em maio e em junho, é absolutamente natural e comprovada pela Climatologia. Com a redução da quantidade de nuvens e da chuva, é natural que se tenha mais dias ensolarados no outono.

 

 

Sem ondas de calor intenso como no verão

 

Não são esperadas ondas de calor como no verão,  mas o Brasil vai continuar sentindo calor, com sensação de que o verão não acabou até maio. O ar frio das frentes frias vai demorar algumas semanas para entrar no interior do país

 

A queda acentuada da temperatura prevista para áreas do Sul e do Sudeste no primeiro fim de semana da estação, não significa que o tal do “friozinho do outono” já está se estabelecendo. Isto vai demorar várias semanas ainda para acontecer.


Pela própria época do ano (a sazonalidade), as temperaturas entram em queda naturalmente, de forma gradual. O número de horas de sol para aquecer o ar já é menor do que no verão e vai diminuindo até o inverno. Assim, embora não se descarte alguns dias com temperaturas acima do normal, é improvável que se tenha períodos longos de calor intenso, como ocorreu nos meses de verão.


O frio vai ser mais sentido a partir de maio, com noites mais frias proporcionadas pelo ar seco. Massas de ar frio ficam mais comuns também, mas não devem avançar tanto por via continental em decorrência de bloqueios atmosféricos. O frio intenso pode dar as caras, mas por períodos mais curtos.

 

 

Temperatura no outono no Brasil

 

Tendência de temperatura no Brasil para o outono 2024 (Arte: Climatempo)

 

O outono de 2024 terá temperaturas um pouco acima da média em praticamente todo o Brasil. A temperatura fica acima do normal em MS, no extremo oeste de SP,  no noroeste/oeste do PR e em RR. 

 

Temperaturas dentro a um pouco abaixo da média devem ser observadas no RS.

 


Chuva no Brasil no outono de 2014

 

Tendência de precipitação no Brasil para o outono 2024 (Arte: Climatempo)

 

O outono 2024 será com menos chuva do que o normal em grande parte do país. Deve chover dentro a um pouco mais do que o normal no Amapá, no nordeste do Pará (inclui Belém) e em grande parte do Nordeste, no leste e sul de SP, no centro-leste dos estados da Região Sul.

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias