Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Palhoça (SC) registra cerca de 500 mm de chuva

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Palhoça (SC) registra cerca de 500 mm de chuva

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    5 min de leitura

    Oferecido por

     

    Desde a última quarta-feira (10), a circulação marítima mantém a chuva persistente e volumosa no litoral de Santa Catarina. Nos últimos 4 dias, segundo dados das estações meteorológicas oficiais da EPAGRI, INMET e CEMADEN, foram registrados mais de 200mm de chuva no litoral sul e na grande Florianópolis, com volumes pontuais em torno de 325mm e 377mm em Praia Grande e Garopaba.

     

    Volumes de chuva dos últimos 4 dias - considerando de quinta (10/04) até às 15h40 deste domingo (14/04) - segundo as estações meteorológicas oficiais da Epagri/Ciram, INMET e CEMADEN:


    Garopaba: 377.5mm
    Praia Grande: 325.4mm
    Antônio Carlos: 283.8mm
    São José: 264.0mm
    Canelinha: 255.2mm
    Florianópolis: 188.6mm
    Criciúma: 157.8mm
    Tubarão: 145.6mm
    Joinville: 143.8mm
    São Bonifácio: 133.6mm

     

    GettyImages-493772036

    Foto: Getty Images

     

    Palhoça registra cerca de 500mm de chuva

     

    Desde a noite de sábado (13), a região mais atingida por alagamentos e deslizamentos foi a Grande Florianópolis. Os acumulados nas últimas 24 horas mostram que foram vários os municípios que registraram volumes acima de 100mm.

     

    Uma estação pluviométrica particular da concessionária ARTERIS S.A., localizada no município de Palhoça, na localidade da enseada do Brito, na BR 101 – Morro dos Cavalos, registrou cerca de 215mm entre a meia-noite e às 5h deste domingo (14), o que corresponde a cerca de duas vezes o esperado para o mês de abril em um curto período. Entre sábado (13) e o início deste domingo (14), foram 500mm.

     

    Nos últimos quatro dias (de quarta-feira até hoje) o total chega a 666mm, sendo cerca de 5 vezes o esperado para o mês de abril em apenas 4 dias.

     

    Este volume de chuva extremo, mostra como a orografia local influencia as regiões de chuva volumosa em eventos de circulação marítima no litoral.

     

    Volumes de chuva das últimas 24 horas registrados na Grande Florianópolis de acordo com estações meteorológicas oficiais da EPAGRI/Ciram, INMET e CEMADEN:

     

    Águas Mornas: 172.4mm
    Santo Amaro da Imperatriz: 170mm
    Antônio Carlos: 157.8mm
    Canelinha: 156.8mm
    Florianópolis: 132.4mm

     

    Com isso, foram observadas ocorrências de deslizamentos em diversos municípios destas regiões, sendo necessário a população estar atenta aos sinais de deslizamentos, como inclinação de postes e muros, trincas nas paredes das casas e estalos em regiões de encostas principalmente nas áreas em laranja e vermelho do mapa. 

     

    Captura-de-tela-2024-04-14-130625-1024x647

    Foto: Mapa de risco para deslizamentos entre o Litoral, Vale do Itajaí e parte dos Planaltos catarinense. Fonte: SDC

     

    Elevação no nível dos rios 

     

    A chuva ocorridas ao longo da madrugada deste domingo (14), associadas aos volumes já registrados, causaram alagamentos e enxurradas em diversos municípios, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis, litoral sul e norte de Santa Catarina.

     

    Ainda, ao longo desta madrugada ocorreu elevação do rio Cubatão, no município de Santo Amaro da Imperatriz, onde o nível do rio chegou a 4,80m, ao nível de alerta, porém já apresentando recessão ao longo da manhã, com nível de normalidade (3,33 metros – 12h).

     

    Situação parecida verificada no rio Itajaí-Mirim, no município de Brusque, onde o nível verificado na estação de monitoramento chegou a 4,09m, ao nível de atenção, também apresentando recessão ao longo da manhã, retornando ao nível de normalidade (3,09 metros – 12h).

     

    O principal ponto de atenção é na bacia hidrográfica do rio Tijucas, o rio de mesmo nome segue em elevação gradual, devido às águas advindas das regiões de cabeceira. O rio segue ao nível de normalidade, em 4,76 metros (12h) na estação de monitoramento localizada no município de São João Batista.

     

     

    Mais chuva neste começo de semana

     

    Começo de semana ainda com alerta para o leste do estado, devido à entrada constante de umidade sobre o Sul do país. A região do Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis ainda podem receber temporais entre esta segunda (15) e a terça-feira (16), agravando ainda mais a situação em ambas as regiões. Todo o estado, ainda vai receber bastante umidade nestes dois dias, com chuva começando a perder força apenas na quarta-feira (17).

     

    sul_risco_lintv

    Foto: Risco de temporais - segunda-feira, 15 de abril

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias