1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Bloqueio do ar quente continua e volta a chover no RS
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Bloqueio do ar quente continua e volta a chover no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

A maior parte do Brasil está dentro de uma massa de ar quente e seco, que mantém a temperatura muito acima do normal para esta época e afasta a chuva.  Mas no Rio Grande do Sul e também em áreas do Norte e do Nordeste, a chuva cai forte e volumosa nesta sexta-feira, 10 de maio.

 

Confira a previsão para todas as regiões do país.

 

Nesta sexta-feira, 10/5, volta a chover de forma generalizada e forte sobre Rio Grande do Sul. Pode chover forte também em Porto Alegre. Porém, a chuva mais volumosa ao longo do dia está sendo esperada para serra gaúcha, que pode acumular em torno de 100 mm só nesta sexta-feira.

 

A chuva pode vir com ventania em muitas áreas gaúchas. Na região serrana, na Grande Porto Alegre e no norte gaúcho, as rajadas de vento podem superar os 91 km/h.

 

Também tem alerta de chuva forte para Santa Catarina. No extremo sul do estado pode chover cerca de 100 mm. Pode chover forte na Grande Florianópolis.

 

O Vale do Itajaí e o litoral do Paraná ficam nublados e com chuviscos. Em Curitiba, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. A tarde desta sexta será um pouco menos quente do que o restante da semana. Mas as outras regiões do Paraná continuam com muito sol e calor.

 

Alerta para muita chuva no Rio Grande do Sul no fim de semana

 

 

Situação meteorológica em 10/5/24: Situação meteorológica em 10/5/24: Massa ar quente predomina sobre o Brasil ; frente fria se afasta do litoral de SP; novas áreas de instabilidade crescem no RS; ZCIT atua na costa norte do BR

 

Sudeste e Centro-Oeste ainda estão sob a influência do ar quente e seco que causa o bloqueio atmosférico. Assim, quase todas as áreas das duas regiões seguem a sexta-feira com sol forte, sem condições para chuva e terão uma tarde muito quente, com baixa umidade no ar.

 

Uma frente fria se afasta do litoral de São Paulo, mas ainda chove nas praias paulistas e também na região de Paraty e de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio Janeiro.


Ventos marítimos predominam no Espírito Santo e no leste de Minas Gerais. Por isso, muitas nuvens se formam nestas regiões e pode chover em vários locais, com fraca a moderada intensidade.


No Grande Rio, Belo Horizonte e demais áreas do Sudeste e em todo o Centro-Oeste, a sexta-feira é com sol e calorão.

 

Fim de semana no Sudeste e Centro-Oeste: muito sol, muito calor e praia. Pode chover no sábado em alguns locais do ES. 

 

Na Região Nordeste, o interior da Bahia, o sertão, o centro-sul do Maranhão e do Piauí têm muito sol e tempo seco. Pancadas de chuva ocorrem nas demais áreas do Nordeste, mas intercaladas com períodos de sol.

 

Atenção para chuva moderada a forte e raios em todo o litoral da Bahia, de Sergipe, no litoral e norte do Ceará, em Teresina e no norte do Piauí e no centro-norte do Maranhão.


A chuva cai moderada nas capitais Natal, João Pessoa e Maceió.

 

No Norte do Brasil, ainda tem previsão de chuva forte e volumosa no Amapá, especialmente no extremo norte do estado. Na região de Oiapoque choveu 76 mm nesta quinta-feira.


A região de Belém, todo o centro-norte do Pará, Roraima, o norte e o centro-oeste do Amazonas e o Acre também vão ter pancadas de chuva que podem ser fortes.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias