Oferecido por
A primeira quinzena do mês ainda não terminou, mas Porto Alegre já tem o maio mais chuvoso em pelo menos 63 anos de medições do Instituto Nacional de Meteorologia.
Somente nas últimas 48 horas, entre 9 horas do dia 10 e 9 horas de 12 de maio de 2024, choveu 92,7 mm sobre a região do Jardim Botânico. O total acumulado de 1 de maio até 9 horas de 12 de maio de 2024 está agora em 305,6 mm. Isto representa quase o triplo do volume de chuva médio para um mês de maio, que é de aproximadamente 113 mm. O total de chuva acumulados nestes 12 dias de maio é o maior volume para um maio desde 1961.
Porto Alegre (RS) na cheia histórica do Guaíba - (Foto: Gustavo Mansur- Palácio Piratini /Fotos Públicas 7-4-24)
Pausa na chuva e frio
O ar polar entra com força sobre o Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira afastando as nuvens de chuva de quase todo o estado, mas causando acentuada queda da temperatura .
A maioria dos gaúchos vai poder contar com o sol até a quarta-feira, 15 de maio, mas com a entrada do ar polar vai manter a temperatura baixa praticamente o dia todo.
Na Grande Porto Alegre, a chuva diminui no decorrer desta segunda-feira. Ainda deve chover na madrugada e manhã, mas com fraca a moderada intensidade. À tarde deve apenas garoar e a noite desta segunda-feira já deve ser sem chuva. O total de chuva previsto pela Climatempo é de 15 mm.
O tempo seco predomina na terça e na quarta-feira. Até lá, o sol estará presente na maior parte do dia. Há previsão de retorno da chuva durante a quinta-feira.
Frio
Com o tempo chuvoso, a temperatura tem se mantido amena em Porto Alegre, mas a entrada do ar polar traz frio abaixo dos 10°C.
A previsão é de que a temperatura nesta segunda-feira fique entre 15°C e 19°C, na terça entre 11°C e 16°C, com chance de novo recorde duplo de temperatura. A madrugada da quarta-feira, 15 de maio, deve ser a mais fria do ano até agora, com previsão de 8°C de temperatura mínima e máxima de apenas 15°C. Poderá ocorrer um novo duplo recorde de baixas temperaturas na quarta-feira.
Os recordes atuais de menor temperatura do ano e menor temperatura máxima foram estabelecidos na sexta-feira, 10 de maio. Segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a capital gaúcha registrou a menor temperatura mínima de 2024, 12,6°C, e a menor máxima deste ano, 18,3°C.