Oferecido por
Atenção! Um novo bloqueio atmosférico vai se estabelecer no centro-leste do país nestes próximos dias, desta vez ficará posicionado sobre a Região Sudeste e esse sistema vai inibir a chegada de novas frentes frias e provocar condições de tempo quente e seco em boa parte do centro-sul do Brasil.
Na Região Sudeste ainda teremos noites mais frescas, até com sensação de frio em muitas áreas do estado de Minas Gerais e de São Paulo, e também algumas áreas no Brasil Central, entre Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso. Porém, durante as tardes as temperaturas vão subir bastante e ficam acima da média para esta época do ano - mesmo assim, não serão tão elevadas quanto na época do verão e da primavera, ou mesmo tão altas quanto na onda de calor de maio.
Esse mesmo sistema de alta pressão que provoca o bloqueio também favorece ingresso de ar quente sobre áreas do setor oeste e sul do Brasil, e com isto, as temperaturas devem ficar bem acima da média em áreas do oeste e sul de Mato Grosso do Sul e em parte da Região Sul, especialmente o Rio Grande do Sul, onde as temperaturas vão ficar entre 5 e 8 graus acima da média por um período bem prolongado.
Isso não significa que o calor será intenso nessas áreas, mas que as temperaturas vão ficar altas para os padrões de junho, configurando um episódio de veranico.
Vem aí, um período de veranico!
Veranicos ocorrem quando está atipicamente quente há mais de 4 dias em pleno inverno ou mesmo durante o outono - é um período de temperaturas acima da média, de tempo seco e pouca chuva, que ocorre algumas vezes na região Sul do país! Mas, isso não necessariamente configura um evento de onda de calor.
A onda de calor é definida não apenas pelos valores de temperatura previstos, mas também como afeta a saúde das pessoas - tanto calor noturno, quanto diurno. Neste caso, o que caracteriza neste cenário de 05 a 14/06 é realmente a pausa nas chuvas, lembrando que durante o período de frio, a classificação é veranico!
Veranico: temperaturas acima da média - Climatempo
As máximas previstas não são incomuns de acontecerem pontualmente em junho, mas o que chama mais a atenção é a duração desse período mais quente.
Teremos temperaturas em algumas regiões do interior do estado de SP com máximas em torno de 30/32 °C e máximas variando no Rio Grande do Sul em torno de 28/30 °C graus e 34/35 °C em Mato Grosso do Sul.