Oferecido por
Uma Grande massa de ar seco predomina sobre o Brasil e influencia áreas de todas as regiões do país. O centro desta massa de ar seco está entre o Centro-Oeste do Brasil e o Paraguai e a Bolívia. A baixa umidade do ar inibe a formação e crescimento das nuvens e por isso quase todo o Brasil fica sem chuva nesta sexta-feira. A presença desta massa de ar seco sobre o interior do Brasil é normal nesta época do ano.
Grande massa de ar seco predomina sobre o Brasil ema 7/6/24
Nesta sexta-feira, uma frente fria passa pela costa gaúcha, mas em alto mar, e praticamente não altera o tempo no Sul do país, que também está sendo influenciado pela grande massa de ar seco que predomina sobre o Brasil.
No extremo norte, a zona de convergência intertropical e outras áreas de instabilidade que crescem sobre o mar, espalham nuvens carregadas desde o Rio Grande do Norte até o Amapá. O ar quente úmido forma nuvens carregadas sobre Roraima e também em grande parte do Amazonas.
Confira a previsão para todas as Regiões do Brasil para a sexta-feira, 7/6/2024
Região Sul
Quase todas as áreas da Região Sul do Brasil passam esta sexta-feira com bastante sol e pouca nebulosidade. A passagem de uma frente fria pela costa gaúcha, mas com fraca intensidade, provoca chuva isolada e com pouco volume no extremo sul gaúcho, região de cidades como Santa Vitória do Palmar e Chuí.
Essa sexta-feira será um dia quente no Sul do Brasil, para os padrões de junho. Mas o amanhecer friozinho favorece a formação de nevoeiro nas primeiras horas da manhã no leste do Paraná, incluindo a região de Curitiba, no Vale do Itajaí, nas áreas serranas do Rio Grande do Sul de Santa Catarina, na grande Porto Alegre e também no litoral sul gaúcho. Mas o nevoeiro se dissipa antes do fim da manhã, deixando o sol aparecer forte também nessas regiões.
Região Centro-Oeste
A grande massa de ar seco e quente que está influenciando quase todo o Brasil, atua com força sobre Centro-Oeste do país.
Os estados do Centro-Oeste Ficam ensolarados nesta sexta-feira, quase sem nuvens, e devem ser também os mais secos do país. nas horas mais quentes do dia os níveis de umidade no ar podem ficar entre 12% e 20% em muitas áreas desta região.
Cuiabá deve ser a capital mais quente e mais seca do Brasil nesta sexta-feira.
Região Sudeste
O ar seco que está espalhado sobre quase todo o Brasil também Influencia o Sudeste, deixando quase toda a região com muito sol, baixa umidade e temperaturas acima do normal para esta época do ano.
O centro-oeste e o norte de São Paulo devem ficar entre os locais mais secos do país nesta sexta-feira.
O vento marítimo predomina sobre o Espírito Santo espalhando muita umidade sobre este estado. Por isso tem previsão de algumas pancadas de chuva, mas com fraca e intensidade. Além disso o sol vai aparecer em grande parte do dia. A região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, terá muitas nuvens nesta sexta-feira, mas o sol aparece um pouco e não tem previsão de chuva.
Atenção com a formação de nevoeiro ao amanhecer no leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo e o litoral paulista, e também no Grande Rio.
O ar parado e a falta de chuva deixam a região da capital paulista mais poluída.
Região Nordeste
O ar seco predomina sobre o centro-oeste o norte da Bahia, no sertão de Pernambuco e do Ceará, no interior do Piauí e no sul do maranhão. Nestas áreas, a sexta-feira será com muito sol e baixa umidade no ar.
Mas nuvens carregadas se espalham pela costa norte e pelo litoral leste do Nordeste. Nesta sexta-feira, pancadas de chuva intercalam períodos com sol desde o Rio Grande do Norte até o leste e sul da Bahia.
Pode chover várias vezes ao longo do dia e tem previsão de temporais no litoral de Sergipe e de Alagoas. O interior desses Estados, o Nordeste da Bahia e a região da Chapada Diamantina podem ter chuva moderada.
Atenção para o risco de chuva moderada a forte no litoral da Bahia e de Pernambuco.
Pancadas de chuva e períodos com sol também são esperados para quase todo o Ceará, norte do Piauí e na maioria das áreas do Maranhão. O litoral do Ceará e do Piauí pode ter chuva moderada. Já no litoral do Maranhão, há risco de raios e de chuva moderada a forte.
Região Norte
O ar seco que está predominando sobre o Brasil deixa grande parte da Região Norte com sol forte e sem condições para chuva. Mas a presença do ar úmido e quente e da Zona de Convergência Intertropical garantem as pancadas de chuva na parte norte da região.
Esta sexta-feira é com alerta para temporais no Amapá e em Roraima. Pancadas de chuva moderadas a fortes estão previstas para o oeste e norte do Amazonas e para o norte do Pará.
O centro-sul do Tocantins deve ser uma das regiões mais secas do país e nas horas mais quentes do dia, os níveis de umidade do ar devem ficar entre 12% e 20%. Palmas deve ser uma das capitais mais quentes e secas do país nesta sexta-feira.