Oferecido por
O último dia do outono será com predomínio de sol e tempo seco e quente no Brasil. O veranico continua. Um grande sistema de alta pressão atmosférica ainda influencia o Brasil deixando o ar seco dificultando o deslocamento normal das frentes frias pelo país.
Uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira aumentando o risco de chuva forte no estado. No extremo norte do Brasil, o ar úmido e quente ainda forma nuvens carregadas. Áreas de chuva também crescem na costa leste e norte do Nordeste
O solstício de inverno ocorre astronomicamente nesta quinta-feira 20 de junho às 17:51 pelo horário de Brasília.
Foto: São Paulo (SP), por Paula Soares
Região Sul
A chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul, abaixa a pressão atmosférica sobre o Paraguai e ventos quentes vindos do norte do Brasil vão gerar nuvens carregadas que se espalham sobre o Rio Grande do Sul sobre o centro-oeste sul de Santa Catarina e também pelo oeste sul do Paraná. Todas essas áreas podem ter pancadas de chuva com raios nesta quarta-feira.
A situação é de alerta para temporais na maioria das áreas do Rio Grande do Sul. No norte gaúcho e também no extremo oeste de Santa Catarina e na serra Catarinense, as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes.
Essa quarta-feira é com sol e tempo seco na região da Grande Florianópolis, no vale do Itajaí e em todo o centro, norte e leste do Paraná, incluindo a grande Curitiba.
Esta frente fria vai se afastar da região sul nesta próxima quinta-feira, mas áreas de chuva vão continuar ativas sobre a maioria das áreas da região sul.
Regiões Sudeste e Centro-Oeste
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste permanece o predomínio de tempo seco e quente.
A maioria das áreas dessas duas regiões passam o dia quase sem nuvens e com sol forte. Apesar das temperaturas amenas ao amanhecer na região sudeste e também em Goiás e no Distrito Federal, o ar aquece rapidamente com o sol desde cedo e as temperaturas ficam altas durante a tarde.
O litoral norte do espírito Santo pode ter alguma chuva fraca e isolada.
Áreas de instabilidade que crescem sobre o Paraguai provocam algumas pancadas de chuva no extremo oeste sul de Mato Grosso do Sul. Mas essas pancadas de chuva também são isoladas e com pouco volume.
Níveis de umidade entre 21 e 30% continuam sendo observados em praticamente todas as áreas do Sudeste do Centro-Oeste.
Mas em muitas áreas de Mato Grosso do Sul, no centro-oeste de São Paulo, no sul de Goiás, no centro-sul de Mato Grosso, os níveis de umidade do ar podem ficar um pouco abaixo dos 20%.
Região Norte
O sol forte e o tempo seco predominam em Rondônia, no sudeste do Amazonas, em quase todo o Pará e também sobre o Tocantins.
Os níveis de umidade no extremo sul do Pará e no Tocantins devem ficar entre 21 e 30% nas horas mais quentes do dia.
Pancadas de chuva com raios ocorrem nesta quarta-feira no extremo norte do Pará, no Amapá, em Roraima, no Amazonas e Acre. Períodos com sol intercalam com as pancadas de chuva.
A quarta-feira é com alerta para temporais em Roraima. No Amapá, no litoral e no extremo norte do Pará, e no norte do Amazonas as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes. O oeste do Acre pode ter chuva moderada.
Região Nordeste
A maioria das áreas da região Nordeste passa esta quarta-feira com muito sol, pouca nebulosidade e sem condições para chuva.
As nuvens de chuva crescem nas áreas próximas ao litoral nordestino. Pancadas de chuva moderadas são esperadas na faixa Litorânea do Ceará até o Maranhão.
Essa quarta-feira é com alerta para pancadas de chuva moderada a fortes na faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, mas na região de Salvador e de Recife a situação é de alerta para temporais.
Há possibilidade de pancadas de chuva isoladas e fracas nesta quarta-feira na região da Chapada Diamantina, na Bahia, no sertão da Bahia, de Pernambuco, de Sergipe e de Alagoas.Também pode chover de forma isolada no interior do Rio Grande do Norte, no Agreste da Paraíba e de Pernambuco.