Oferecido por
O inverno começa astronomicamente nesta quinta-feira, 20 de junho, às 17h51, pelo horário de Brasília.
A formação e gradual intensificação de um novo episódio do fenômeno La Niña terá influência no padrão de temperatura e de precipitação no decorrer do inverno 2024, mas especialmente de agosto em diante. O maior impacto do La Niña será na primavera e no verão deste ano .
Sol aparece forte no Brasil e calor continua, nas últimas horas do outonos 2024. (Foto: Getty Imagens)
Secura e calor nas últimas horas do outono 2024. Confira a previsão para esta quinta-feira.
Região Sul
Acumulados de 60 mm a 100 mm foram registrados no Rio Grande do Sul no decorrer da quarta-feira, 19/06/2024. Os acumulados foram registrados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e pelo Instituto Nacional de meteorologia
Alegrete 104,2 mm
São Jerônimo 98,3 mm
Rio Pardo 94,4 mm
Canoas 82,8 mm
Caçapava do Sul 82,2 mm
Camaquã 70,8 mm
Porto Alegre/Jardim Botânico 70,8 mm
São Gabriel 68,8 mm
Rosário do Sul 66,8 mm
Santa maria 66,6 mm
Gravataí 60,0
A frente fria que provocou a chuva forte nesta quarta se afasta e a chuva volta a diminuir sobre o Rio Grande do Sul. Mesmo assim, a quinta-feira ainda será com chuva frequente na Grande Porto Alegre, na serra e no planalto gaúcho, no oeste, centro e sul de Santa Catarina. Nestas regiões ainda pode chover com moderada a forte intensidade.
No centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul, a chuva é moderada e o sol já aparece um pouco.
Períodos com sol e chuva a qualquer hora vão ocorrer nesta quinta na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí, no sul e oeste do Paraná.
Em Curitiba, no centro, leste e norte do Paraná, o sol e o calor predominam.
Região Sudeste e Centro-Oeste
Para o Sudeste e para o Centro-Oeste, a previsão é de mais um dia ensolarado. O outono termina muito seco e muito quente em praticamente todas as áreas das duas regiões.
Pode chover rapidamente no norte do Espírito Santo e no extremo sul de Mato Grosso do Sul. A nebulosidade aumenta no Vale do Jequitinhonha, mas não chove.
O centro-oeste e o norte de São Paulo, o Triângulo Mineiro, o sul de Goiás e de Mato Grosso e o centro, norte e leste de Mato Grosso do Sul devem ser novamente as regiões mais secas do Brasil, com níveis de umidade no ar um pouco abaixo dos 20%.
Região Nordeste
Na Região Nordeste, a chuva continua frequente na faixa leste e no litoral norte. As pancadas de chuva podem ser moderadas do litoral do Maranhão até o agreste e litoral da Paraíba, no Agreste de Pernambuco, no interior de Alagoas, em Sergipe e em vários pontos do litoral da Bahia, incluindo Salvador.
O outono termina com risco de chuva moderada a forte no litoral de Alagoas e de Pernambuco. Atenção também com o mar agitado de Maceió a Natal.
As demais áreas pelo interior dos estados do Nordeste passam as últimas horas do outono com muito sol e calor, mas esta situação já é normal no interior nordestino nesta época do ano.
Região Norte
O outono termina com alerta para temporais no oeste do Acre, em toda a faixa oeste do Amazonas, em Roraima e no extremo norte do Amapá. Pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer no litoral e noroeste do Pará e no norte e centro do Amazonas e na região central do Acre.
As outras áreas da Região Norte terão uma quinta-feira com sol forte e muito calor e baixa umidade, condições que são consideradas normais nesta época do ano em estados como Rondônia, Tocantins e o sul do Pará.