Oferecido por
com texto do meteorologista Guilherme Borges
Nesta quinta-feira, 27 de junho, a atuação de uma massa de ar frio polar no Sul do Brasil favorece acentuada queda da temperatura e a ocorrência de geada em várias s áreas dos três estados da Região. O destaque fica para o Rio Grande do Sul, onde os efeitos serão mais amplos e intensos.
A temperatura poderá ficar um pouco abaixo de 0°C nas regiões mais elevadas, como as serras gaúcha e catarinense. Mas nas outras áreas onde se prevê a ocorrência de geada nesta quinta-feira, o dia deve amanhecer com frio entre 0°C e 5°C.
Previsão de geada para quinta-feira - 27/06/24
Áreas sujeitas a geada no Sul do Brasil em 27/06/2024 (Arte: Climatempo)
O avanço de uma massa de ar frio de origem polar sobre os estados do Sul do Brasil favorece a ocorrência de geada na Campanha Gaúcha, no planalto e da região serrana do Rio Grande do Sul. Nas regiões de serra, do planalto sul e planalto norte do estado de Santa Catarina também deve gear nesta quinta-feira, 27 de junho. O Paraná será o estado menos afetado, mas ainda assim, há
previsão de geada no extremo sul paranaense, região de General Carneiro.
O que é geada?
Geada é um fenômeno natural que ocorre quando se formam camadas finas de
gelo sobre plantas ou outras superfícies lisas, como capô do carro, sobre tronco de árvores, vidros de janelas.
Existe geada branca, mais comum, e a geada negra, que é um evento raro.
A geada branca é definida como sendo o congelamento do orvalho sobre a superfície, ou seja, a formação de cristais de gelo sobre uma superfície.
A geada negra é o congelamento da seiva no interior da plantas por ação de ventos frios intensos.
Impactos da geada
Conforme a intensidade, abrangência e frequência, a geada apresenta riscos significativos, especialmente para a agricultura, onde pode danificar culturas sensíveis, levando a perdas econômicas e redução da produtividade.
Além disso, pode causar danos à infraestrutura, como rompimento de tubulações e degradação de estradas. A formação de gelo sobre o asfalto das estradas e sobre calçadas aumenta o risco de acidentes e pode afetar a
saúde de populações vulneráveis.
Fique atento: intensa onda de frio chega ao Brasil no último fim de semana de junho de 2024.