Oferecido por
A forte presença do ar frio de origem polar sobre o Rio Grande do Sul mantém a temperatura muito baixa nesta terça-feira ao longo de todo o dia. Há risco de geada forte no centro-sul do estado e de chuva congelada na serra. A sensação de frio será grande em todo o estado.
Frio intenso e temperatura abaixo de 0°C no RS em 9/7/24 (Foto: Getty Imagens)
Na terça-feira, 9 de julho, a serra e o planalto gaúcho ficam com céu nublado, com garoa na madrugada e manhã. O tempo fica mais instável no decorrer da tarde e volta a chover. Chove tampem à noite.
A Grande Porto Alegre, o noroeste e o litoral passam o dia com predomínio de céu nublado e chance de garoa.
Recorde de menor temperatura máxima do ano em Porto Alegre
Em Porto Alegre, a tarde do dia 8 de julho, foi a mais fria do ano até agora. A temperatura máxima foi de apenas 11,8°C, conforme a medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de menor máxima era de 12,2°C no dia 7 de julho.
Este recorde poderá batido novamente nesta terça ou na quarta-feira. a previsão é de temperatura em Porto Alegre fique entre 6°C e 12°C nesta terça-feira, 9, e entre 9°C e 11°C na quarta, 10 de julho.
Risco de geada forte nesta terça
O frio será intenso em todo o Rio Grande do Sul e a geada volta a formar em amplas áreas do sul, centro e oeste/sudoeste gaúcho nesta terça-feira, 9 de julho. A Campanha, a região de Santa maria e de Uruguaiana terão geada novamente, mas a região de São Luiz Gonzaga também deve amanhecer com geada.
Temperaturas abaixo de 0°C devem ser observadas em muitos locais do centro, sul e oeste do estado. Nesta situação há risco de geada ampla, com moderada forte intensidade nessas regiões.
A área cinza representa as regiões do RS com risco de geada nesta terça-feira, 9/7/24 (Arte: Climatempo)
Segundo dados do Inmet, a menor temperatura em 2024 no Rio Grande do Sul foi de -4,9°C em São José dos Ausentes, em 30 de junho. No sul gaucho, a temperatura este ano já chegou a -3,3°C e Bagé e e Quaraí.
Precipitação invernal
Na serra gaúcha, o frio intenso e o ar muito úmido podem causar chuva congelada e até alguma queda de neve nesta terça-feira, 9, e também na quarta-feira, 10 de julho. O mais provável é a ocorrência de chuva congelada. A chance de nevar é pequena.
A chuva congelada ocorre quando um floco de neve sai da nuvem, passa por uma camada de ar quente e vira água, mas recongela passando por outra camada de ar gelado e chega ao solo como pequeninas bolinhas de gelo.
Volta a chover na quarta-feira
Para a quarta-feira, 10 de julho, espera-se um grande aumento da nebulosidade sobre todo o Rio Grande do Sul. Uma nova frente fria se aproxima e a circulação dos ventos em níveis médios (em torno de 5 mil metros de altitude) da atmosfera, vai colaborar para o aumento da quantidade de nuvens e das condições para chuva.
Volta a chover na serra, na Grande Porto Alegre e no litoral norte gaúcho, com risco de chuva forte em algumas horas. O planalto também pode ter pancadas de chuva. Na região de Santa maria pode chuviscar. Ainda há previsão de geada ao amanhecer para o sudoeste e Campanha.