1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Atenção para baixa umidade no ar em grande parte do país
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atenção para baixa umidade no ar em grande parte do país

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

A baixa umidade no ar continua sendo destaque nesta quinta-feira. Uma grande massa de ar polar ainda está espalhada pela costa do Sul e do Sudeste e joga o vento frio e úmido para as áreas próximas ao mar. O excesso de umidade e a baixa temperatura facilitam a formação de nevoeiro no começo da manhã. 

 

O tráfego aéreo no país pode ficar complicado no início da manhã porque tem risco de nevoeiro em São Paulo e no Rio De Janeiro.

 

Com o predomínio de ar seco por quase todo o país, praticamente não chove nesta quinta-feira. A chuva ficará concentrada em áreas do leste do Nordeste e no extremo norte do Brasil.

 

Sol forte na maior parte do Brasil  (Foto: Getty Images)

 


Região Sul

 

O ar polar já não atua com muita força sobre o Sul do Brasil, mesmo assim, o dia amanhece frio. Há possibilidade de geada ao amanhecer nas áreas mais altas da serra catarinense.

 

A baixa temperatura e o acúmulo de umidade do início da manhã facilitam a formação de nevoeiro no interior dos estados da Região Sul,  na grande Curitiba e no Vale do Itajaí. 

 

Não há previsão de chuva para o Sul do país nesta quinta-feira. O sol vai aparecer na maior parte do dia, porém, muitas nuvens devem se formar nas áreas litorâneas.

 

 

Regiões Sudeste e Centro-Oeste

 

Um grande sistema de alta pressão atmosférica vai ganhando força sobre o interior do Brasil, reduzindo os níveis de umidade no ar nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país. As temperaturas estão em elevação nas duas regiões, porém o amanhecer é um pouco frio.

 

Há possibilidade de geada ao amanhecer nas cidades mais elevadas do Sul de Minas, como Maria da Fé e Delfim Moreira.

 

A diminuição da umidade inibe a formação de nuvens. Por isso, nesta quinta-feira toda a região Centro-Oeste, o centro, oeste e norte do estado de São Paulo e o Triângulo Mineiro ficam ensolarados, praticamente sem nenhuma nebulosidade. 

 

Nas demais áreas de São Paulo e de Minas Gerais, no estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o sol também vai aparecer forte, mas junto de algumas nuvens.

 

Atenção para o risco de formação de nevoeiro ao amanhecer no leste de São Paulo, incluindo a região da capital paulista e o Vale do Paraíba e também no estado do Rio de Janeiro.

 

 

Regiões Norte e Nordeste

 

A intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil,  está estabelecendo uma grande massa de ar seco que já influencia a maioria das áreas da Região Norte e também do Nordeste.  Esta é uma situação comum nesta época do ano e por isso  a maior parte dessas duas regiões passam esta quinta-feira com muito sol, pouca nebulosidade e sem condições para a chuva.

 

O sul do Pará deve ser uma das regiões mais secas do país, com níveis de umidade que podem ficar um pouco abaixo dos 20% nas horas mais quentes do dia.

 

No centro-oeste e norte do Amazonas, em Roraima, no extremo norte do Pará e no Amapá ocorrem várias pancadas de chuva com raios, especialmente à tarde à noite. 

 

No norte de Roraima e nas áreas de fronteira do Amazonas com a Venezuela há risco de temporais. Nas demais áreas de Roraima, no extremo norte do Amazonas e no litoral norte do Amapá, podem ocorrer pancadas de chuva moderadas a fortes.

 

Na região Nordeste, pancadas de chuva com raios podem acontecer no litoral do Maranhão. Algumas pancadas de chuva estão previstas para o litoral do Ceará. 

 

No leste do Nordeste, as pancadas de chuva são frequentes no litoral,  no Agreste e na Zona da Mata, desde o Rio Grande do Norte até a região de Ilhéus, no litoral da Bahia Há risco de chuva moderada forte na faixa litorânea entre Alagoas e a Paraíba.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias