Oferecido por
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina
As temperaturas um pouco elevadas, que resultam em um “calor no inverno”, em contato com a água mais fria do oceano, favoreceram a formação do nevoeiro marítimo desde quarta-feira (24) em áreas do litoral de Santa Catarina e de São Paulo.
As nuvens baixas, associadas ao nevoeiro, podem dar a falsa impressão de condição de chuva. Mas é justamente a estabilidade do tempo que favorece tanto a formação do nevoeiro como o predomínio de sol. Por isso o ditado: “Neblina que baixa, sol que racha.”
O nevoeiro nada mais é do que uma nuvem que se forma bem próxima da superfície. Se você está dentro de um nevoeiro, vai ter a mesma sensação de estar dentro de uma nuvem. Assim como as nuvens, o nevoeiro se forma pela condensação do ar úmido, que é resfriado até se formarem as minúsculas gotículas.
Foto: Getty Images
O nevoeiro de radiação também pode ser observado de forma pontual em áreas mais localizadas nas primeiras horas da manhã e em cidades do interior destes estados, principalmente, em Santa Catarina. Nesse caso, o resfriamento da superfície terrestre e do ar próximo da superfície ocorre pela rápida perda de calor noturno, em noites de céu claro.
Mais curiosidades sobre nevoeiro
- Para ter nevoeiro, precisa ter umidade, por isso ocorrem mais durante a noite e nas primeiras horas da manhã;
- Com o aquecimento ao longo do dia, a umidade do ar diminui e o nevoeiro se dissipa;
- Nevoeiros são mais favoráveis em noites de céu claro e sem nuvens, com vento fraco e umidade relativa razoavelmente alta.