1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / RS terá radar operado pela Climatempo para monitorar o clima
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

RS terá radar operado pela Climatempo para monitorar o clima

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

A região Sul do Brasil é a porta de entrada de mudanças meteorológicas bruscas que têm afetado fortemente a região e o restante do País. É pelo Sul que frentes frias, vórtices ciclônicos e massas de ar polar adentram o território brasileiro, e depois geralmente colidem com massas de ar mais quentes. Fortemente impactada por esses fenômenos climáticos, o governo do Rio Grande do Sul, por meio da Defesa Civil, tomou uma importante iniciativa para monitorar e se antecipar a essas ocorrências: a contratação de um radar meteorológico, com tecnologia de ponta, para prever com maior precisão o impacto do Clima na capital gaúcha e na região metropolitana.

 

A criação e instalação do novo radar está a cargo da Climatempo, a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina, que venceu a licitação estadual em parceria com a Meteopress, empresa do Leste Europeu especializada na construção de radares meteorológicos. O projeto prevê também o trabalho posterior de monitoramento do clima.

 

“Esse é o primeiro e maior projeto deste tipo realizado pela Climatempo para uma capital do Brasil, e será de grande importância para ajudar a cidade de Porto Alegre e região metropolitana a identificarem, com antecedência, os riscos e as ameaças dos fenômenos meteorológicos extremos que atuam na região”, afirma Marcos Massari, meteorologista e vice-presidente de negócios da Climatempo.

 

Ele lembra que em regiões como o Matopiba e no Nordeste brasileiro, a Climatempo já instalou radares meteorológicos para monitorar grandes fazendas do agronegócio, mas este será o primeiro projeto para monitoramento de uma capital e região metropolitana.

 

A Climatempo já entregou o estudo técnico de avaliação do local para a instalação do radar, que deve ser instalado ainda neste primeiro semestre.

 

Massari observa que a região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul é muito suscetível à ocorrência de tempestades severas que provocam eventos extremos com potencial de alagamentos, transbordo de córregos e rios, queda de árvores e deslizamento de encostas.

 

“Neste caso é muito importante contar com equipamento robusto e modelagem de alta precisão que permita identificar, com antecedência, esses fenômenos climáticos extremos na região”, destaca Massari, ao lembrar dos estragos causados a Porto Alegre pelo transbordamento do Guaíba, no ano passado.

 

Além de instalar, operar e realizar o monitoramento do tempo com o novo radar, a Climatempo também será responsável pela manutenção do equipamento. A empresa também irá alocar uma operação 24 horas de profissionais de meteorologia, que trabalharão em uma sala de controle na sede da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Esta equipe além de operar o novo radar será responsável pela emissão de avisos e alertas para a população.

 

Tecnologia e Precisão de ponta

 

O novo radar meteorológico de Porto Alegre será um equipamento de banda C, composto por componentes de hardware mais robustos, e cujo diferencial é uma tecnologia de ponta usando modelagem numérica de nowcasting e inteligência artificial.

 

“Trata-se de uma previsão de curtíssimo prazo, capaz de diminuir a área de observação em pixels de até 200m por 200m, aumentando assim, a precisão e confiabilidade das previsões, bem como a eficiência na emissão dos alertas meteorológicos”, explica Massari.

 

O trabalho de modelagem numérica atualmente usa dados das estações meteorológicas e hidrológicas, que medem os parâmetros atmosféricos e o nível dos rios da região. “Quando a instalação do radar meteorológico for concluída, também usaremos este banco de dados na modelagem, e assim, vamos aperfeiçoar os resultados e a nossa assertividade”, completa o especialista.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias