Oferecido por
As fotos abaixo mostram São Paulo depois e antes da frente fria que trouxe este ar gelado e também a chuva e os ventos, os faxineiros que limparam a atmosfera. Segundo a Cetesb, a qualidade do ar esteve boa nesta segunda-feira, 26.
São Paulo com horizonte enfumaçado (acima) antes da chuva e com horizonte limpo (abaixo) depois da chuva de uma frente fria (Fotos: Marcelo Pinheiro)
Ainda tem muito ar polar sobre SP e todo o estado amanhece gelado nesta terça-feira, 27 de agosto. A cidade de São Paulo pode ter recorde de frio. O frio vai embora na tarde de quarta e o calor de 30°C volta no fim de semana. Preparem-se para novos dias de secura no ar.
A fumaça pode voltar?
A chuva recente não vai impedir que os focos de fogo voltem a surgir nas próximas semanas. Estamos na temporada de queimadas agrícolas, quando muitos agricultores fazem a queima dos restos da safra passada. A queima é feita para a limpeza dos campos para que se possa fazer preparar novamente a terra , para o plantio da nova safra.
SP com muitos focos de fogo e fumaça (esquerda), antes da passagem de uma frente fria, e com pouca fumaça depois da chuva (Imagens NASA - Terra/Aqua/modis)
Porém, a vegetação e o solo estão muito secos e é preciso muita atenção para que esta queimada não saia de controle. Infelizmente sabemos que existem também incêndios provocados intencionalmente.
O Brasil ainda está passando pela temporada de queimadas e uma enorme quantidade de focos de fogo vão continuar sendo observador pelo país. A fumaça continua espalhada e pode se concentrar mais ou menos sobre uma região de acordo com os ventos.
A temporada de queimadas ainda não acabou e a chuva demora. Novos episódios de muita fumaça no ar podem se repetir em São Paulo.