1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Temporada de fumaça está longe de acabar
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporada de fumaça está longe de acabar

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Imagens de satélite voltaram a mostrar uma nuvem de fumaça se espalhando sobre o Sul do Brasil, parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. É uma situação semelhante à da semana passada. 

 

A temporada de fumaça está longe de acabar. A vegetação e solo muito secos, devido ao longo período de estiagem, facilitam o alastramento de focos de fogo. Queimadas agrícolas são comuns nesta época e precisam ser feitas com muita atenção, pois o fogo pode sair de controle facilmente, invadindo áreas de proteção ambiental.

 

Fogo no cerrado - DF agosto 2024 - Marcelo Camargo-Agência Brasil - Fotos Públicas

 

A circulação de ventos sobre a América do Sul mudou novamente e a direção dos ventos, em torno de 1500 metros de altitude, está trazendo a nuvem de fumaça da Amazônia, da Bolívia, do Paraguai, do Pantanal (tudo misturado) para as áreas ao sul do país. Esses ventos sopram de norte/noroeste para sul/sudeste.

 

Imagem captada pelo satélite GOES 16 em 28/08/24, às 18UTC (15 BRT) (Fonte: RAMMB /CIRA/CSU)

 

Agosto de 2024 teve aumento alarmante de queimadas e relação a 2023 

 

Nos próximos dias, as condições meteorológicas vão facilitar o aumento e espalhamento dos focos de fogo pelo Brasil: mais calor e praticamente nada de chuva no país.

 

De acordo com o monitoramento do programa BD Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no mês de agosto, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo são os seis estados com maior quantidade de focos de fogo.

 

 

 

Setembro vai começar quente e seco. Temperaturas em torno dos 40°C serão observadas e áreas do Centro-Oeste e do Norte. 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias