1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Ar muito seco deixa grande parte do Brasil em situação crítica
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ar muito seco deixa grande parte do Brasil em situação crítica

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 O ar muito seco e quente predomina sobre o Brasil nesta terça-feira.  níveis de umidade do ar abaixo dos 10% poderão ocorrer novamente em estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Temperaturas próximas dos 40°C são esperadas para áreas do centro-oeste do norte do Brasil.

 

Uma frente fria se afasta  em alto mar,  na altura do Espírito Santo,  e outra avança pela costa do Rio Grande do Sul.

 

 

Risco de baixa umidade no Brasil para 3/9/24 (Fonte: Climatempo)

 

 

Região Sul


Não há previsão de chuva para o sul do Brasil nesta terça-feira.  Apenas o litoral sul gaúcho, o litoral de Santa Catarina e do Paraná terão períodos com muitas nuvens, mas o sol aparece. 

 

O sol predomina sobre o Sul do Brasil, mas há condições para a formação de nevoeiro ao amanhecer em todas as regiões do Rio Grande do Sul, no sul e leste de Santa Catarina e também no leste do Paraná. As capitais Curitiba e Porto Alegre também podem ter problemas com visibilidade ao amanhecer por causa do nevoeiro.

 

Níveis de umidade no ar abaixo dos 20% poderão ocorrer no centro-norte e noroeste do Paraná

 

 

Região Sudeste


O sol forte e o ar muito seco predominam sobre a Região Sudeste do Brasil nesta terça-feira.  Não há condições para chuva em nenhuma área do Sudeste.

O vento marítimo espalha o ar úmido pelo leste da região e por isso muitas nuvens se formam, em alguns períodos do dia, pelo litoral de São Paulo, do Rio De Janeiro e do Espírito Santo.

 

Atenção para problemas de visibilidade por causa da formação de nevoeiro ao amanhecer no leste de São Paulo, incluindo a grande São Paulo e na região da Zona da Mata mineira.

 

O norte e o oeste do estado de São Paulo, a região do Triângulo Mineiro e todo o oeste de Minas Gerais estarão entre as áreas mais secas do Brasil, com nível de umidade no ar abaixo de 12%.

 

 

Região Centro-Oeste


A Região Centro-Oeste do país deve ser novamente a mais quente e a mais seca nesta terça-feira. Níveis de umidade no ar abaixo de 12%, poderão ser registrados nas horas mais quentes do dia,  em muitas áreas de Mato Grosso do Sul, no centro-sul e leste de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal.

 

Não há condições para a chuva na região centro-oeste do país e as temperaturas  permanecem muito elevadas. Áreas de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso poderão registrar calor em torno dos 40°C.

 

As capitais CuiabáGoiânia e Campo Grande devem ficar entre as mais secas e mais quentes do país.

 

 

Região Nordeste


Quase toda a Região Nordeste tem um dia com muito sol e pouca nebulosidade nesta terça-feira. Só há previsão de chuva para poucas áreas na faixa litorânea entre Salvador e o leste do Rio Grande do Norte.

 

Atenção para a chuva moderada na região de João Pessoa e no litoral sul de Sergipe.

 

A maioria das áreas no interior do Nordeste fica sujeita a níveis de umidade no ar abaixo dos 30%. O sul do Maranhão e do Piauí podem ter horas com níveis de umidade abaixo de 20%. No oeste da Bahia,  há risco de níveis de umidade abaixo de 12%.

 

 

Região Norte


Na Região Norte do Brasil, o tempo muito seco e quente predomina sobre o Tocantins no centro,  sul e leste do Pará, em Rondônia, no Acre,  no extremo sul e leste do Amazonas.

 

Nas demais áreas do Amazonas, em Roraima, no Amapá e no norte do Pará a chance de algumas pancadas de chuva com raios,  mas de forma isolada. 

Atenção para o risco de chuva moderada forte em Roraima, no Noroeste do Pará e no Noroeste do Amazonas.

 

Níveis de umidade do ar abaixo de 12% poderão ser observados em áreas do Tocantins. As capitais PalmasPorto Velho e Rio Branco devem ficar entre as mais quentes e secas do país nesta terça-feira.

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias