1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Fogo consome 230 mil hectares de cana em SP
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fogo consome 230 mil hectares de cana em SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Getty Images

4 min de leitura

Oferecido por

Pelo menos 231,83 mil hectares de plantações de cana-de-açúcar foram impactados pelos recentes incêndios no interior de São Paulo. O levantamento parcial, feito pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) em parceria com as usinas do estado, abrange os incêndios ocorridos em agosto. As empresas que já reportaram seus números representam mais de 75% da produção de cana-de-açúcar no estado de São Paulo.

 

Foto: Getty Images

 

De acordo com o levantamento, 132,04 mil hectares são de áreas que ainda seriam colhidas. O restante, ou seja, 99,79 mil hectares, é referente a locais em que a cana-de-açúcar já havia sido colhida ou a lavouras de cana-planta (plantadas nesse ano para colheita no próximo ciclo agrícola).

 

Nova frente fria se aproxima de São Paulo 

 

O tempo seco e extremamente quente continua predominando sobre a maior parte das áreas produtoras de cana de açúcar de São Paulo, condição que acentua ainda mais o risco para incêndios que comprometem as operações de corte e moagem.  

 

Uma mudança no tempo está sendo prevista pelos meteorologistas da Climatempo neste próximo fim de semana. Uma frente fria deve avançar e espalhar instabilidade sobre parte de São Paulo. As chuvas chegam mais esparsas e com baixos volumes, mas ainda assim irão trazer um alívio para o tempo muito seco e quente. 

 

Vai faltar açúcar?

 

No evento AgroSumit, realizado na manhã desta quarta-feira (11/09), em São Paulo, Alexandre Mendonça de Barros, comentou que é possível que parte do açúcar seja comprometida por causa dos incêndios e que as áreas de plantio para a próxima safra precisarão ser reformadas. 

 

"As usinas vão apresentar uma porcentagem de quebra da cana/açúcar comprometida pelo fogo, mas não acredito que há risco para a falta do produto no mercado", acrescenta Guilherme Piai, secretário de Agricultura do Estado de São Paulo. 

 

Ainda de acordo com o secretário, o balanço do incêndio no estado de São Paulo é que o fogo atingiu 8.100 propriedades rurais em 318 municípios, sendo que 48 decretaram emergência. Foram ao todo 500 mil hectares impactados. Destes, 240 mil hectares eram de cana. O prejuízo é de 2 bilhões de reais.  

 

As regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Carlos foram as mais atingidas pelos incêndios, respondendo por cerca de 90% da área queimada apurada até o momento. Nas regiões de Piracicaba, Araçatuba e Assis o impacto dos incêndios foi menor, de acordo com a UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia.

 

“Nesse momento, os esforços do setor sucroenergético seguem dedicados à prevenção e combate dos focos de incêndio, com segurança aos colaboradores e colaboração com o Governo do Estado”, destaca o diretor de Inteligência Setorial da UNICA, Luciano Rodrigues.

 

Leia também: Estudo mostra que fenômenos La Niña e El Niño impactam abate dos bovinos

 

Seca e alta temperatura impactam produtividade do trigo no PR

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias