1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Instabilidades voltam ao Sul com risco de tempestades
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Instabilidades voltam ao Sul com risco de tempestades

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O Sul do Brasil deve enfrentar mais uma sequência de instabilidades ao longo desta semana, com risco para tempestades intensas. A partir desta quinta-feira (data), a atuação de um cavado — uma área alongada de baixa pressão — irá intensificar as condições de chuva nos três estados da região. A previsão é de que o tempo volte a se deteriorar, com destaque para a faixa oeste e campanha do Rio Grande do Sul, onde o risco para tempestades é elevado.

 

Intensificação da chuva


Já nesta quinta-feira, os modelos meteorológicos indicam que a chuva será volumosa, principalmente em áreas destacadas em laranja no mapa, onde o acumulado pode ultrapassar os 50 mm. Em algumas localidades, os acumulados podem chegar a 80 mm entre quinta-feira e sábado, especialmente em pontos isolados.

 

A sexta-feira será marcada pela chegada de uma nova frente fria ao Rio Grande do Sul, que trará ainda mais instabilidades para o estado gaúcho e as demais regiões do Sul ao longo do sábado.

 Figura 1 - Acumulado de chuva previsto entre 19 de setembro e 21 de setembro. Fonte: <a href='https://www.climatempo.com.br/' >Climatempo</a>

Figura 1 - Acumulado de chuva previsto entre 19 de setembro e 21 de setembro. Fonte: Climatempo

Alerta para tempestades e ventos fortes


A Campanha Gaúcha e a faixa oeste do Rio Grande do Sul estarão no centro das tempestades, com alerta para chuvas volumosas e temporais. A região das Missões, o sul, o centro e os Vales também estão em risco ao longo desta quinta-feira, com previsão de rajadas de vento entre 51 e 70 km/h. Já no litoral gaúcho, as rajadas podem alcançar velocidades de até 90 km/h, especialmente entre Chuí e Torres.

 

No Paraná, as áreas centrais do estado também devem enfrentar chuvas de forte intensidade na quinta-feira, com os ventos soprando de maneira significativa em todo o estado.

 Figura 1 - Mapa de risco para está quinta-feira. Fonte: Climatempo.

Figura 1 - Mapa de risco para está quinta-feira. Fonte: Climatempo.

Fatores meteorológicos


Os meteorologistas indicam que o principal responsável por essas instabilidades será o cavado, que mantém o cenário instável nas regiões do Sul. Na sexta-feira, o deslocamento de uma nova frente fria reforçará as instabilidades no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, elevando ainda mais o risco para temporais e acumulados expressivos de chuva.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias