Oferecido por
O Rio Grande do Sul segue em alerta para mais uma semana de tempo severo. Após uma segunda-feira marcada por fortes temporais, a previsão é de que as instabilidades continuem ao longo da semana, com volumes de chuva significativos em várias regiões do estado.
Onda de calor no Brasil central e o impacto no RS
A massa de ar quente que atua sobre a faixa central do Brasil está bloqueando o avanço das instabilidades, contribuindo para o aumento da intensidade das chuvas no Rio Grande do Sul. Esse bloqueio impede que as frentes frias avancem para o norte, concentrando as tempestades no estado gaúcho. O choque entre essa massa quente e a massa de ar frio que se aproxima intensifica ainda mais as instabilidades, favorecendo a ocorrência de tempestades mais severas.
Além disso, sistemas meteorológicos como a famosa "Baixa do Chaco", que atua na faixa central da América do Sul, estão intensificando as condições de instabilidade sobre o estado, agravando a situação dos temporais.
Volumes de chuva já são expressivos
Desde o último final de semana, o estado tem registrado volumes significativos de chuva. Entre sexta-feira e segunda-feira, várias regiões acumularam grandes quantidades de precipitação, como:
- Bagé (85 mm)
- Santana do Livramento (77 mm)
- Canguçu (96,2 mm)
- Ijuí (87 mm)
- São Luiz Gonzaga (69,4 mm)
- Erechim (69,2 mm)
Mais chuva nos próximos dias
A previsão para os próximos dias indica a continuidade desse cenário de bloqueio atmosférico, o que manterá a chuva presente no Rio Grande do Sul. Áreas mais afetadas: Oeste, região da Campanha, sudeste e sul do estado, que já acumulam grandes volumes de chuva. Até sexta-feira, essas regiões podem registrar mais de 300 mm de precipitação, conforme indicado pelos mapas meteorológicos, com destaque para as áreas em roxo. Nas áreas em vermelho, os acumulados também serão elevados, com previsão de mais de 150 mm de chuva até o fim da semana.
Figura 1- Acumulado de chuva previsto entre 23 de setembro de 2024 e 29 de setembro de 2024. Fonte: Climatempo
Preocupação crescente
A sequência de temporais e os altos volumes de chuva trazem mais uma semana de preocupação para o estado gaúcho. As autoridades já estão em alerta para possíveis enchentes e transtornos que podem afetar a população nas áreas mais vulneráveis.