1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Sem chuva, plantio da soja em SP pode atrasar
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sem chuva, plantio da soja em SP pode atrasar

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O vazio sanitário acabou em São Paulo e é hora de regular o ciclo de produção com as condições adequadas para o desenvolvimento da cultura em campo. Porém, cadê a chuva plantadeira? O produtor paulista olha pro céu e nada de uma nuvem capaz de provocar chuva regular nas áreas agrícolas.

 

Em São Paulo, o vazio sanitário terminou no dia 12 de Setembro e de lá pra cá somente algumas áreas produtoras paulistas como por exemplo, Adamantina, Apiaí, Vinhedo, Vargem Grande do Sul receberam alguns volumes de chuva. O calendário da semeadura no estado paulista está aberto até o dia 10 de janeiro de 2025. O produtor tem pressa para plantar, mas o solo não se encontra em condições ideias para iniciar a semeadura da nova safra 24/25. 

 

Foto: Arquivo istock

 

O atraso no plantio pode impactar a nova safra e o ciclo de desenvolvimento da cultura fica mais curto impactando diretamente na menor janela para o cultivo do milho safrinha que é plantado após a soja. A situação pode causar uma redução no potencial produtivo da soja, aparecimento de pragas e doenças e impactar os negócios com o grão para diversas cadeias até na exportação. 

 

Solo com baixa umidade impossibilita plantio

 

O tempo seco e muito quente previsto até dia 27/09 irá manter o déficit hídrico muito acentuado em São Paulo. O risco para a ocorrência de incêndios. Os baixos níveis de umidade acentuam o estado crítico deste solo, principalmente nas camadas mais superficiais, o que impossibilita o início do plantio da soja.

 

Chuva à vista

 

Com a passagem da frente fria pelo litoral, as instabilidades irão se espalhar sobre algumas regiões paulistas à partir de sexta-feira( 27/09). A chuva pode cair forte entre a tarde e a noite, com risco de temporais acompanhadas de rajadas de vento. Não se descarta ocorrência de granizo, principalmente em Bauru, Avaré, Itapeva, Sorocaba.

 

As regiões localizadas no oeste e norte do estado, em Rio Preto e Barretos, as chuvas serão isoladas e esparsas, mas devem impactar atividades em campo e também trazer um alivio para o calorão, prevê a Climatempo.

 

No sábado (29/09), as chances de chuva são maiores no extremo norte paulista.

 

Leia também: Play na Chuva: Pará tem autorização para iniciar semeadura da soja

Trigo na fase reprodutiva requer mais água no RS

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias