1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Produtor quer adotar inovação para enfrentar mudança climática
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Produtor quer adotar inovação para enfrentar mudança climática

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Getty Images

4 min de leitura

Oferecido por

Globalmente, 75% dos agricultores já são impactados pelas mudanças climáticas ou estão preocupados com as consequências. Além disso, 71% apontam a perda de produtividade como uma grande preocupação. Cerca de 6 em cada 10 já experimentaram perda significativa de receita devido a eventos climáticos fora do normal recentemente. Como parte da solução, os agricultores contam com inovações: 75% estão abertos a implementar novas tecnologias para lidar melhor com as mudanças climáticas.

 

Foto: Getty Images

 

No Brasil, esse número cresce para 91%, posicionando o agricultor brasileiro como um dos mais sustentáveis no planeta. O desejo por mais produtividade, fazendas resilientes e proteção dos meios de subsistência está gerando interesse e adoção de abordagens mais regenerativas e tecnológicas para a agricultura.

 

Essas são algumas das principais conclusões da edição de 2024 do Farmer Voice, um estudo realizado entre 2.000 agricultores na Austrália, Brasil, China, Alemanha, Índia, Quênia, Ucrânia e Estados Unidos, conduzido pela empresa global de pesquisa de mercado Kynetec, em parceria com a Bayer. A pesquisa revela os desafios, aspirações e necessidades dos agricultores em tempos de mudanças climáticas, digitalização e volatilidade econômica e política.

 

Segundo Rodrigo Santos, presidente global da divisão agrícola da Bayer, a Farmer Voice destaca que os agricultores continuam enfrentando desafios econômicos e ambientais cada vez maiores.

 

“É importante ressaltar o trabalho vital desses profissionais, que é fornecer alimentos para o mundo. Esses agricultores buscam inovação para ajudá-los desempenhar suas atividades da melhor forma possível e um ambiente no qual possam se voltar cada vez mais para práticas regenerativas, tornando os sistemas alimentares mais resilientes, trazendo benefícios para o planeta, garantindo uma segurança alimentar e de seus meios de subsistência”, afirma o executivo.

 

Desafio motivado pela instabilidade climática

 

Os principais desafios dos agricultores no campo são motivados por instabilidades climáticas e incertezas econômicas. Em relação aos próximos 3 anos, mais de um terço dos consultados colocou a volatilidade em relação a eventos climáticos extremos (37%) ou instabilidade de preço/renda (36%) entre seus três principais desafios.

 

De acordo com a pesquisa, o agricultor brasileiro é bastante consciente em relação às mudanças climáticas que o país vem enfrentando nos últimos anos. Cerca de 61% dos entrevistados dizem acreditar que esse é o principal desafio produtivo no momento, seguido por custos e disponibilidade de mão de obra (35%) e ameaça do aumento de perda nas lavouras em decorrência de pragas e doenças (31%).

 

Embora tenham permanecido estáveis em comparação com os resultados de 2023, o estudo deste ano revelou um aumento notável de decisões políticas ou regulatórias como uma preocupação fundamental, com 29% dos agricultores citando isso como um dos três principais desafios ao seu negócio, o dobro da quantidade em comparação ao ano passado.

 

Leia também: Ventos ocorridos nas regiões das Missões e moroeste do RS causaram acamamento nas lavouras de canola

 

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias