1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva atípica em Macapá e recorde de calor em Rio Branco
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva atípica em Macapá e recorde de calor em Rio Branco

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Na Região Norte do Brasil, o “verão” é conhecido como período de pouca chuva e mais calor. Fica mais quente justamente porque chove menos, é uma época com mais horas de sol forte. Em Macapá, o período de seca vai de agosto a novembro. Em Rio Branco, os meses mais quentes são agosto, setembro e outubro.

 

 

O calor chegou a quase 39° na capital do Acre, A capital do Amapá teve o dobro da chuva de outubro em apenas 24h. (Foto: Getty Images)

 

Chuva atípica em Macapá


No Amapá, o período de seca, de pouca chuva, vai de agosto a novembro. Na capital, Macapá, as médias de precipitação mensal nestes meses é de menos de 100 mm. Para setembro, a média de chuva é de aproximadamente 25 mm e para outubro, 23 mm.


Por isso, a chuva que caiu sobre Macapá nesta quinta-feira, 3 de outubro, foi completamente atípica. Entre o começo da madrugada até por volta das 17 horas, hora de Brasília, choveu 47,4 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Quase toda a chuva, cerca de 32 mm, caiu em apenas 1 hora, numa forte pancada de chuva no começo da manhã desta quinta-feira.

 

Os 32 mm são mais do que a média de precipitação normal para todo o mês de outubro. O total de 47,4 mm, em 24 horas, representa o dobro do que normalmente se espera de chuva em Macapá durante todo o mês de outubro.

 


Novo recorde de calor em Rio Branco

 

A tarde desta quinta-feira, 3 de outubro foi a mais quente do ano até agora em Rio Branco, capital do Acre. A temperatura máxima alcançou 38,9°C, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia.  o recorde anterior era de 38,6°C, em 23 de agosto.

 

Climatologicamente agosto, setembro e outubro são os meses mais quentes do ano na região de Rio Branco e no Acre, de forma geral. Isso ocorre porque, nesses meses, as precipitações ainda são escassas e o estado tem muitos dias com sol forte e pouca nebulosidade. Este ano, além dessa condição natural, o Brasil tem vivido ondas de calor que ajudaram a manter as temperaturas bastante elevadas no Acre desde agosto. 

 

Em outubro de 2023 a temperatura chegou aos 39,1°C em Rio Branco .

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias