1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva significativa no RS pode paralisar atividades no campo
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva significativa no RS pode paralisar atividades no campo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Fonte: Getty Images

4 min de leitura

Oferecido por

A semeadura do arroz está em fase inicial no Rio Grande do Sul. Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) projeta área de 948.356 hectares cultivados. A Emater O /RS-Ascar estima produtividade de 8.478 kg/ha.

 

Em muitas localidades produtoras cresce a preocupação com as chuvas previstas para essa semana. Volumes de chuva muito elevados poderão paralisar as atividades em campo e causar algum dano em áreas niveladas e entaipadas. Em Maçambará, 30% dos 20 mil hectares previstos foram semeados.

 

Fonte: Getty Images

 

ALERTA: Previsão do tempo para o Rio Grande do Sul nos próximos dias

 

A segunda semana de outubro começa com o alerta para chuva de moderada a forte intensidade que podem acumular volumes significativos. Nesta segunda-feira (07/10), áreas de instabilidade se espalham sobre o estado e há risco de temporais com rajadas de vento de até 90km/h. A Climatempo não descarta possibilidade para queda de granizo. A chuva pode acontecer a qualquer momento do dia, intercalando breves períodos de melhora. 

 

Na terça-feira (08/10), chove em todo o estado. No norte e oeste do estado atenção para ocorrência de queda isolada de granizo. Céu nublado com chuva na região das Missões, Campanha, sul, oeste e centro norte gaúcho. Atenção para os ventos que durante os temporais podem chegar aos 90 km/h.

 

Vale destacar que a semana segue bastante instável. Veja o mapa de acumulado de chuva entre o período de 07 e 12 de outubro.

 

chuva7a12

 

Entre a quinta (10/10) e a sexta-feira (11/10), novas áreas de instabilidade vão se espalhar pelo estado mantendo as condições para chuva por vezes forte o que pode acarretar em paralizações das atividades em campo, alagamentos nas áreas urbanas e possíveis enchentes.

 

Novos episódios de chuva forte podem aumentar os prejuízos  

 

Em Dom Pedrito e Pelotas aumenta a preocupação com as chuvas previstas nos próximos dias. O motivo é que alguns produtores já tiveram prejuízos no final de setembro por causa do volume de precipitações que causaram danos nas taipas e nos canais que estavam prontos para o início do plantio, além de afetar estradas internas e bueiros, que necessitarão de reparos em decorrência do impacto dos alagamentos e da força das águas. Outro volume de chuva nesta semana aumentaria ainda mais esses prejuízos.  

 

Em Santa Maria, as primeiras lavouras de arroz (2%) foram estabelecidas nos municípios de Cachoeira do Sul e São Vicente do Sul. Muitas localidades no oeste e noroeste do estado gaúcho  já suspenderam as atividades. Em Santa Rosa, apor exemplo, os produtores esperam implantar o cultivo ainda no início da segunda quinzena de outubro, visando maximizar a insolação durante o período de floração e o enchimento de grãos, que ocorre entre janeiro e fevereiro.

 

Embora a semeadura de arroz pré-germinado tenha começado, os avanços no período foram limitados, e a área semeada atingiu apenas 2%, de acordo com a Emater/Ascar-RS.

 

Leia também: Chuva significativa deve chegar ao MS antes do feriado de 12 de Outubro

 

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias