1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Volta a chover em Belo Horizonte depois de 170 dias de seca
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Volta a chover em Belo Horizonte depois de 170 dias de seca

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Das capitais brasileiras que estavam vivendo uma seca severa, Brasília e Belo Horizonte foram as últimas a receber a chuva de volta. Em Belo Horizonte, as primeiras pancadas de chuva da primavera começaram a ocorrer na última quarta-feira, 9 de outubro. Mas foi nesta quinta-feira, 10,  que a chuva caiu com força, não só na grande Belo Horizonte, mas em muitos locais de todas as regiões de Minas Gerais.

 

Belo Horizonte ficou 170 dias sem nenhuma chuva. A última vez que havia chovido forte na cidade foi entre os dias 18 e 19 de abril!

 

Em algumas áreas da capital mineira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 77 mm em poucas horas.  É muita chuva e representa grande parte da média normal de chuva para todo mês de outubro,  que é de 110 mm.

 

Na região da grande Belo Horizonte,  a estação meteorológica de Ibirité/ Rola Moça,  registrou quase 113 mm, em apenas 5 horas de chuva.

 

Pancadas de chuva em Itajubá, Sul de Minas Gerais (Foto: Alana Gabriele)

 

Mais chuva para Minas nos próximos dias

 

A chuva está só começando! O ar úmido permanece sobre Minas Gerais e as pancadas de chuva continuam a ocorrer nesta sexta-feira em todas as regiões do estado. 

 

Há condições para temporais no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, serra da Canastra e Alto Paranaíba.  A Grande Belo Horizonte, a Zona da ata, o Vale do Rio Doce e o Noroeste mineiro podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes. 

 

No fim de semana, uma nova frente fria avança pela costa do Sudeste e vai alcançar a costa do Espírito Santo. A presença desta frente fria vai ajudar a manter e a formar mais nuvens de chuva sobre Minas Gerais. Tanto no sábado como no domingo, a chuva mais frequente e volumosa tende a cair sobre áreas do Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e Noroeste mineiro.

 

Menos calor

 

Além de molhar a terra, a chuva dos próximos será importante para controlar incêndios, limpar o ar da fumaça e aliviar o calor. Esta semana, a região de Itaobim, Araçuaí, São Romão, o Triângulo Mineiro estiveram na lista dos locais mais quentes do Brasil, com temperaturas de 40°C a quase 42°C.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias