1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Fim do vazio sanitário marca o início do plantio da soja no RS
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fim do vazio sanitário marca o início do plantio da soja no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Com o fim do vazio sanitário, o Rio Grande do Sul iniciou o período de plantio da safra de soja 24/25 no estado. De acordo com a Emater/Ascar-RS, os produtores estão concentrados na preparação das áreas e na dessecação da vegetação para garantir o adequado estabelecimento das lavouras. A área a ser cultivada está estimada em 6.811.344 hectares, representando aumento de 1,54% em relação à safra anterior. A produtividade média projetada é de 3.179 kg/ha, e a produção estimada de 21.652.404 toneladas.

 

Foto: Getty Images

 

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, a estimativa de plantio é de 1.121.442 hectares, representando a maior extensão regional e aumento de cerca de 5% em relação à área cultivada no ano anterior. Em Manoel Viana, foram plantados 800 hectares de 58 mil hectares previstos. Na Campanha, o plantio está sendo limitado pelo excesso de umidade no solo, após fortes chuvas nos primeiros dias de Outubro, e os trabalhos de preparo convencional estão suspensos devido à dificuldade de acesso do maquinário às lavouras.

 

Em Caxias do Sul, a semeadura deverá ter início nesta segunda quinzena de outubro e terá um pequeno acréscimo em termos de área, ocupando o espaço do milho, que sofreu redução de área na safra em andamento, quando comparado com a safra passada.

 

Em Ijuí, a área semeada é de 1,2 mil hectares dos 992.830 hectares previstos. A semeadura está lenta. Em Santa Rosa, a extensão a ser cultivada alcançará 779.119 hectares. O plantio das primeiras lavouras iniciou em regiões próximas ao Rio Uruguai.

 

Previsão do tempo para os próximos dias no Rio Grande do Sul 

 

Na terça-feira (15/10), a chuva se espalha por todo o Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte e não se descarta temporais. 

 

Na quarta-feira (16/10), ainda podem ocorrer chuvas de forma isolada no norte, nordeste e serra gaúcha. Nas demais áreas, o sol aparece e não chove. A tendência é de elevação da temperatura e diminuição da chuva. Boa parte do estado terá um dia de tempo firme na quinta-feira (17/10), exceto o noroeste gaúcho que ainda pode registrar algumas pancadas isoladas.

 

Abaixo o mapa com acumulado de chuva no período entre 14 e 18 de Outubro:

 

pentada14a18_ab

 

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias