A temperatura superou os 38°C nesta quarta-feira em áreas dos estados do Ceará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão.
A falta de nebulosidade permitiu muitas horas de sol forte nos estados do Nordeste, o que garantiu um grande aquecimento do ar. Mas é preciso lembrar que esse calor próximo dos 40°C ainda é bastante comum no interior do Nordeste nesta época do ano.
No Paraná, no Rio de Janeiro, em Goiás e em Mato Grosso do Sul, a grande elevação da temperatura é explicada pela combinação da diminuição de nebulosidade nos dias de nos últimos dias e a atuação de ventos quentes, vindos do Norte do Brasil.
Calor aumenta na proximidade do solstício
Mas outro fator que deve ser considerado é o fato de estarmos no fim de novembro, a pouco mais de três semanas do solstício de verão. Este é um período de aumento natural da insolação sobre o Brasil e todo o Hemisfério Sul, isto é, aumento do número de horas de sol disponíveis para aquecer o ar.
À medida que nos aproximamos do solstício de verão, que este ano ocorre no dia 21 de dezembro, os dias vão ficando cada vez mais longos, com o sol se pondo no horizonte cada vez mais tarde.
Ranking do calor
Confira o ranking provisório das 10 maiores temperaturas no Brasil em 27/11/2024, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Esta listagem poderá ser modificada após às 21 horas, quando forem divulgadas outras temperaturas pelo Inmet.
39,7°C – Jaguaribe (CE)
39,2°C – Castelo do Piauí (PI)
39,0°C – Aragarças (GO)
38,7°C – Caicó (RN) e Piripiri (PI)
38,6°C – Paranapoema (PR), Campo Maior (PI), Caxias (MA)
38,5°C – Seropédica (RJ) e Chapadinha (MA)
38,4°C – Rio de Janeiro (RJ)
38,2°C – Patos (PB)
38,1°C – Niterói (RJ), Oeiras (PI) e Bacabal (MA)
38,0°C – Porto Murtinho (MS)