O calor aumentou neste fim de semana no Sul e no Sudeste do Brasil, com registro de recordes das tardes e de madrugadas mais quentes de 2025 em várias capitais. Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte bateram o recorde de maior temperatura mínima mais quentes do ano
Curitiba registra as madrugadas mais quentes do ano
Curitiba registrou as madrugadas mais quentes do ano até agora neste fim de semana. No domingo, 20 de janeiro, a temperatura mínima foi de 20,4°C, a mais alta do ano até agora, superando os 20,1°C registrados no sábado, 18 de Janeiro.
Para os padrões médios climatológicos de Curitiba, temperaturas iguais ou acima de 20°C na madrugada são muito elevadas. Segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, para o período de 1991 a 2020, a média da temperatura mínima em Curitiba em janeiro é de 17,6° e em fevereiro, de 17,8°C, na mais alta na escala anual.
O estado do Paraná foi um dos locais mais quentes no Brasil neste fim de semana. No domingo, 20 de Janeiro, a temperatura chegou a 38,5°C, em Baixo Iguaçu, entrando na lista das 10 maiores temperaturas no país neste dia. A medição foi do Simepar.
Belo Horizonte registra recorde de madrugada mais quente do ano, pelo terceiro dia consecutivo
Com a diminuição da chuva neste fim de semana, o sol predominou sobre a região da grande Belo Horizonte e a capital mineira esquentou bastante. Além do aumento do calor à tarde, a população também sentiu o aumento da temperatura durante as madrugadas.
Belo Horizonte registrou o recorde de maior temperatura mínima de 2025 neste domingo, 20 de Janeiro, e pelo terceiro dia consecutivo. A mínima do domingo foi de 22,2°C, no sábado de 21,8°C, e na sexta-feira, 17 de janeiro, de 21,2°C.
A tarde no sábado, 18 de janeiro, foi a mais quente de 2025 até o momento em Belo Horizonte, com a temperatura máxima de 33,4°C.
Madrugada mais abafada do ano em Porto Alegre
O fim de semana foi marcado por muito calor em Porto Alegre e em todo Rio Grande do Sul. A capital gaúcha registrou neste domingo, 19 de Janeiro, a maior temperatura mínima do ano até agora, com a marca de 23,2°C. O recorde foi observado pelo segundo dia consecutivo, depois dos 23,1°C registrados no sábado, 18 de janeiro.
A temperatura máxima em Porto Alegre neste domingo foi de 35,3°C e foi a segunda mais alta do ano até agora. O recorte de calor para 2025 na capital gaúcha é de 35,7°C, no dia 17 de Janeiro.