A tarde do sábado, 18 de janeiro, foi a mais quente de 2025 até agora na cidade de São Paulo. A medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia indicou uma temperatura máxima de 33,3°C. Esta foi também a maior temperatura para o verão 2024/2025, que teve início no dia 20 de dezembro de 2024. O recorde anterior de maior temperatura para 2025 era de 32,3°C, no 2 de Janeiro. O recorde anterior de maior temperatura para o verão 24 25 também era de 32,3°C.
No domingo, a temperatura máxima foi de 31,8°C. A grande quantidade de nuvens e as pancadas de chuva observadas já no final da manhã na região da capital paulista dificultaram uma elevação de temperatura ainda maior durante o domingo.
Mas o domingo reservou outro recorde de calor para São Paulo. A madrugada foi a mais quente do ano até agora, com mínima 21,7°C. O recorde anterior de maior temperatura mínima em 2025 era de 21,1°C, nos dias 3 e 7 de janeiro
Semana típica de verão em SP
A região da Grande São Paulo e todo o estado de São Paulo terão uma semana típica de verão. Os paulistas vão poder contar com períodos com sol, preferencialmente pela manhã e no começo da tarde, e as pancadas de chuva com raios tendem a acontecer durante a tarde também à noite.
A semana será abafada mesmo com a passagem de uma frente fria. O calor vai ser um combustível para a ocorrência de pancadas de chuva por todo o estado, que poderão ser de forte intensidade também na Grande São Paulo.
Esta nova frente fria se forma no Sul do Brasil nesta segunda-feira, 20 de janeiro, associada a um ciclone extratropical que vai se organizar sobre o mar, na costa gaúcha.
A frente fria e o ciclone se afastam do Brasil até a quarta-feira, sem ter influência relevante na temperatura no estado de São Paulo, mas o vento deve ganhar força até a quarta-feira, com risco de rajadas moderadas a fortes.