Com temperatura máxima de 37,6°C, medida às 21 horas deste domingo, 17 de novembro, Porto Alegre estabeleceu o novo recorde de calor para o ano de 2024. A medição foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia, na estação meteorológica do Jardim Botânico, no modo manual. O recorde anterior de maior temperatura em 2024 em Porto Alegre era de 37,1°C nos dias 14 e 20 de março.
Porto Alegre foi a terceira capital mais quente do Brasil neste domingo, atrás de Boa Vista (RR) que teve máxima de 38,6°C e de Teresina, com máxima de 38,0°C.
O calor que fez no Rio Grande do Sul neste domingo ficou entre os mais intensos do país. Campo Bom, com máxima de 39°C e Teutônia, co 38,5°C ficaram entre as 10 maiores temperaturas no país.
Atenção para o aumento da chuva
O Rio Grande do Sul começa a semana em atenção para o risco de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, que acontecer em todas as regiões do Estado no decorrer desta segunda-feira, 18 de novembro.
Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e o impacto com o ar muito aquecido está sobre o estado Vai facilitar a formação de nuvens bastante carregadas. Essa semana será marcada por muita instabilidade no Rio Grande do Sul.
Com o aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva, a temperatura nesta segunda-feira já não será tão alta quanto no fim de semana, mas a sensação ainda será de abafamento.