As capitais Rio de Janeiro e Belo Horizonte bateram recorde de calor para o ano de 2025 neste sábado, 18 de janeiro, pelo segundo dia consecutivo. O Rio foi novamente a capital brasileira mais quente.
Neste domingo, o calor pode aumentar um pouco mais na cidade do Rio de Janeiro e a expectativa é de até 40°C na próxima segunda-feira, que será feriado por lá, quando se comemora o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade.
Em Belo Horizonte, o calor deste domingo deve ser semelhante ao do sábado.
As duas capitais devem ter um domingo quente, com várias horas com sol forte e a previsão de algumas pancadas de chuva no final da tarde o começo da noite, justamente por causa do excesso de calor.
Novo recorde de calor em Belo Horizonte
Belo Horizonte também o recorde de calor para 2025 neste sábado, 18 de janeiro, pelo segundo dia consecutivo. A temperatura máxima provisória da capital mineira, até às 15 horas, foi de 33,0°C. Foi também o maior valor para o verão 2024/2025 até o momento. O recorde anterior de maior temperatura em 2025 em Belo Horizonte era de 32,2°C no dia 17 de janeiro.
O valor oficial da temperatura máxima só será conhecido após às 21 horas, na nova leitura do Instituto Nacional de Meteorologia.
Além de tarde mais quente do ano, BH também teve a madrugada mais quente de 2025 até agora, com a temperatura mínima de 21,2°C.
Tanto a medição da temperatura máxima quanto da mínima foram feitas pelo Inmet na estação meteorológica localizada no bairro de Santo Agostinho.
Rio de Janeiro bate recorde de calor para 2025
O Rio de Janeiro bateu novamente o recorde de calor para 2025 na tarde deste sábado, 18 de janeiro, e pelo segundo dia consecutivo. Pela medição oficial do Inmet, a temperatura máxima foi de 38,6°C às 14h, na região da Vila Militar. O recorde anterior era de 37,0°C, no dia 17 de janeiro.
Além de ter sido a capital brasileira mais quente neste sábado, o Rio teve a tarde mais quente do verão 24/25, que começou oficialmente no dia 20 de dezembro de 2024.
O Rio também foi uma das capitais mais secas neste sábado. O nível de umidade no ar baixou para 34% às 14h.