Com temperatura máxima de 30,8°C, Porto Alegre foi a capital mais quente do Sul e do Sudeste igualando a temperatura de Vitória, que também teve máxima de 30,8°C.
Todo o Sul do Brasil esquentou bastante no feriado de 15 de novembro. Temperaturas entre 33°C e 35°C foram observadas em vários locais dos três estados. Com máxima 35,4°C, Baixo Iguaçu, no sudoeste do Paraná, foi o local mais quente no Sul do Brasil nesta sexta-feira. Quaraí, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, registrou 35,3°C. Em Santa Catarina, a temperatura chegou a 33,3°C em Itaporanga.
Na quarta-feira, 13 de novembro, temperaturas entre 0°C e 5°C foram registradas em áreas das serras gaúcha e catarinense. Mas nesta sexta-feira, a menor temperatura na Região Sul ficou em torno de 7°C na parte mais elevada da Serra Catarinense.
Por que esquentou tanto?
O grande aquecimento que ocorreu no Sul do Brasil neste feriado pode ser explicado pela combinação do Sol que apareceu forte por muitas horas em grande parte da região, o afastamento do ar frio de origem polar e também a entrada de ventos quentes vindos do norte do Brasil. Tudo isso ajudou a elevar as temperaturas.
Mais calor no fim de semana
O calor aumenta no fim de semana em todo o Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. Porto Alegre deve ficar entre as capitais mais quentes do país, com temperatura de até 36°C, muito acima do normal para novembro, que tem média de máxima de quase 28°C.
Temperaturas acima dos 33°C a 36°C devem ocorrer em grande parte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e em áreas do oeste e noroeste do Paraná. Algumas áreas do Rio Grande do Sul podem registrar calor acima dos 36°C.
Nova frente fria à vista
Neste sábado, 16 de novembro, a maioria das áreas da Região Sul terá um dia com sol, calor e sem chuva.
Pancadas de chuva com raios são esperadas no centro, leste e norte do Paraná e de Santa Catarina. Há risco de chuva moderada a forte. Curitiba pode ter pancadas de chuva à tarde e à noite, mas em Florianópolis pode chover também pela manhã.
No domingo promete muito calor no Sul do Brasil. Com a aproximação de uma nova frente fria, pancadas de chuva começam a ocorrer a partir da tarde na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Outras pancadas de chuva voltam a ocorrer no litoral de Santa Catarina, no norte e leste do Paraná. Estas pancadas podem ter raios e vir com moderada a forte intensidade.
Na segunda-feira, a frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e ajuda a estimular mais chuva por todo o Sul do Brasil.