O Carnaval de 2025 promete ser do alá-lá-ô, que calor, em todo o Brasil. Não há expectativa da passagem de nenhuma frente fria pelo Sudeste nos dias de Carnaval. A onda de calor que nessas duas últimas semanas tem mantido temperaturas muito elevadas, particularmente na Região Sudeste, tecnicamente não estará atuando mais, porém, as temperaturas vão continuar muito altas.
O Sudeste terá muito sol, calor e pouca chuva. As pancadas que ocorrerem até podem ser moderadas a fortes à tarde e no começo da noite, por causa do calorão, mas a chuva será em poucas áreas. A menor possibilidade de alguma chuva ainda é para o estado do Rio de Janeiro e nas áreas ao centro-norte de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte.
Confira a lista de blocos de rua no Rio de Janeiro
A chance de chuva é baixa nas quatro capitais. As temperaturas em São Paulo devem variar de 32°C a 34°C, no Rio de Janeiro entre 36°C e 38°C, Belo Horizonte entre 30°C e 32°C e em Vitória, entre 33°C e 35°C
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a previsão inicial para os desfiles é de que aconteçam sem transtornos por causa da chuva nas duas capitais. Se ocorrer alguma chuva, será antes dos desfiles, durante a tarde.
Confira os blocos de rua em São Paulo!
Quase todo o Sul do Brasil terá um carnaval com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e em parte da noite, que poderão ser moderadas a fortes, mas com curta duração.
Uma frente fria deve passar pelo Rio Grande do Sul entre a segunda e a quarta-feira de folia, que poderá provocar fortes pancadas de chuva pelo estado. Esta frente fria não deve avançar sobre os demais estados da Região Sul, mas deve estimular um aumento da chuva na Grande Florianópolis e no litoral sul catarinense a partir da tarde da terça-feira de carnaval.
O calor também vai predominar no Sul do país neste carnaval. O Rio Grande do Sul terá temperaturas menos altas a partir do domingo de carnaval.
O calor e a grande disponibilidade de umidade no ar serão os principais responsáveis pelas pancadas de chuva, que devem ocorrer em geral à tarde e no começo da noite na maioria das áreas do estados do Norte e do Centro-Oeste. Há potencial para chuva forte.
Este carnaval será com bastante sol e pouca chuva no Distrito Federal e em Goiás. As condições para pancadas de chuva devem aumentar a partir do dia 3 de março.
As pancadas de chuva serão mais frequentes em Mato Grosso, no Pará, no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia.
Entre as capitais, a menor chance de chuva será para Goiânia, Brasília, Palmas e Boa Vista.
Temperaturas entre 32°C e 34°C devem ser observadas na maioria das capitais do Norte e do Centro-Oeste. Para a região de Brasília, a previsão é de temperaturas entre 30°C a 32°C.
Na região Nordeste do Brasil a menor possibilidade de chuva será para o interior da Bahia para as áreas de sertão. No litoral leste do Nordeste, entre a região de Natal e o sul da Bahia, o carnaval será com períodos de sol e algumas pancadas de chuva, mas em geral com fraca a moderada intensidade, que não devem causar transtornos aos foliões.
Estas pancadas de chuva poderão acontecer também nas capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.
Porém, há uma grande preocupação com a chuva forte e volumosa na costa norte do Nordeste, onde a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve continuar bastante ativa, podendo provocar chuva frequente, até com forte intensidade.
Os estados do Maranhão, do Piauí, do Ceará e o interior do Rio Grande do Norte, incluindo as capitais Fortaleza, Teresina e São Luís devem sentir a influência das áreas de instabilidade da ZCIT e passam o carnaval em atenção para o risco de fortes pancadas de chuva.
As temperaturas nas capitais do Nordeste devem variar entre 30°C e 33°C nos dias de carnaval.
Os foliões (e os organizadores de eventos e as prefeituras) devem estar preparados para dias quentes, com várias horas com sol forte, especialmente no Sudeste. É preciso ter atenção triplicada com hidratação, fazer alguns momentos de descanso à sombra. O calor vai marcar presença em todos os blocos!