A área plantada com soja alcançou 72,2%, em Mato Grosso do Sul até o dia 01/11. Os números fazem parte do boletim da casa rural de agricultura, programa SIGA-MS, divulgados nesta terça-feira (05/11).
O destaque para os últimos dias foram as chuvas significativas que ocorreram no estado de Mato Grosso do Sul. Os maiores acumulados de chuva nas últimas 72h ocorreram nos municípios de Jardim e Bataguassu, com acumulados de 189,2 mm e 123,4 mm, respectivamente, informa o boletim.
Previsão do tempo para os próximos dias
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, o aumento das chuvas irá beneficiar as lavouras de soja que estavam com déficit de umidade no Mato Grosso do Sul. No entanto, as chuvas desta segunda metade da semana podem ser por vezes volumosas e persistentes e provocar paralizações nas atividades no campo, inclusive no plantio da soja.
Veja abaixo o mapa com a estimativa de chuva para o período de 05 a 10 de novembro. No Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva podem passar dos 40 milímetros em boa parte do estado com volumes acima de 100 milímetros na divisa com Minas, São Paulo e Goiás.
Os trabalhos de semeadura no estado estão adiantados
Ainda de acordo com o boletim, os municípios mais avançados no plantio são: Brasilândia e Alcinópolis, com 100% e 99% da área plantada respectivamente, seguido por Sete Quedas, Aral Moreira, Caarapó, Amambai e Rio Brilhante na faixa de 90% da área estimada.
A porcentagem de área plantada em Mato Grosso do Sul na safra 2024/2025 está aproximadamente 10,2 pontos percentuais acima da safra 2023/2024, até a mesma data.
A expectativa nesta safra é que a área seja 6,8% maior que o ciclo anterior, atingindo 4,501 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 51,7 sc/ha, a média de sacas por hectare o que gera a expectativa de produção de 13,977 milhões de toneladas. A perspectiva é baseada na média dos últimos 5 anos.