A terça-feira, 8 de abril, foi marcada por fortes pancadas de chuva em áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Em Cuiabá, o Cemaden registrou cerca de 48 mm em apenas uma hora. Em Coxim, em Mato Grosso do Sul, foram cerca de 61 mm em 1 hora, conforme medição do Cemaden. ainda em Mato Grosso do Sul, o Instituto Nacional de meteorologia registrou 34 mm em 3 horas, em Ribas do Rio Pardo. Em Sete Quedas, 31 mm em 2 horas.
O ar quente e úmido ainda está predominando sobre grande parte da região centro-oeste do Brasil neste início de Abril. Por isso as nuvens de chuva ainda estão se formando uma certa facilidade. Nos últimos dias, um sistema de alta pressão atmosférica inibiu a chuva sobre a região do Distrito Federal e em grande parte de Goiás deixando essas áreas do Centro-Oeste com predomínio de tempo seco e muito sol.
As condições do tempo vão mudar no Centro-Oeste do Brasil nesses próximos dias. Correntes de vento quente e úmido, vindas do Norte do Brasil, se intensificam sobre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul aumentando as condições para chuva nos dois estados. O sistema de alta pressão atmosférica se afasta do Distrito Federal e de Goiás permitindo que o ar úmido e quente também se espalhe sobre essas regiões, o que vai facilitar a formação de nuvens carregadas nesses próximos dias.
Cuiabá: chuva de abril supera a média em 8 dias
O temporal que aconteceu na terça-feira, 8 de abril, na região de Cuiabá deixou um acumulado de chuva de quase 76 mm, pela medição do Centro Nacional de Alertas e Monitoramento de Desastres Naturais. Após esse temporal, o volume de chuva acumulado em 8 dias, na estação medidora localizada no centro de saúde, foi de aproximadamente 172 mm. Isso significa que a chuva de abril já superou a média na região de Cuiabá, que é de 113 mm.

Mapa de risco de chuva forte no Centro-Oeste para 9/4/25 (Fonte: Climatempo)
Chuva forte nesta quarta-feira
Para esta quarta-feira, 9 de Abril, o alerta é para temporais No Nordeste de Mato Grosso do Sul, região próxima da divisa com Goiás. Nas áreas amarelas do mapa, que incluem o centro-sul de Goiás, No centro, leste e norte de Mato Grosso do Sul e quase todo o estado de Mato Grosso, a situação é de atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, que devem ocorrer principalmente durante a tarde e à noite.
Na região de Goiânia e no centro-norte de Goiás, no Distrito Federal, no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, a chance de chover é baixa nesta quarta-feira
Unidade aumenta em GO e DF na quinta-feira
No decorrer da quinta-feira, 10 de Abril, com mudança na circulação de Ventos sobre o centro-oeste do país, o ar úmido volta a se espalhar sobre Goiás e o Distrito Federal. A nebulosidade aumenta e as pancadas de chuva voltam a acontecer. Na sexta-feira e também no fim de semana há condições para mais pancadas de chuva nestas áreas.