O início de janeiro de 2025 tem sido marcado por chuvas volumosas em diversas regiões do Mato Grosso. Nos primeiros 15 dias do mês, acumulados superiores a 300 mm foram registrados em algumas localidades, superando, em muitos casos, a média climatológica mensal.
Capital Cuiabá: chuvas acima da média
A capital Cuiabá é um dos destaques do período. Desde o início do mês, a cidade já acumulou 225,8 mm de chuva, muito próximo da média esperada para todo o mês, que é de 238,2 mm.
Em apenas dois dias, o volume de chuva ultrapassou 150 mm. Na segunda-feira, dia 13, foram registrados 102 mm, ocasionando alagamentos no antigo Pronto-Socorro, ruas, casas e deixando vários veículos ilhados. Na terça-feira, dia 14, o acumulado foi de 50,8 mm, totalizando mais de 150 mm em apenas dois dias, o que representa mais de 50% da média mensal para janeiro.
Destaques regionais: acumulados impressionantes
Os volumes de chuva registrados em outras regiões do estado também chamam atenção:
- São José do Rio Claro (Arco – MT): 303 mm, superando a média mensal de 295 mm.
- Nova Canaã do Norte (Centro – MT): 263,2 mm, próximo à média de 309 mm.
- Sorriso – MT: 252,4 mm, muito perto da média mensal de 257 mm.
Cabeça d’água em Salto do Céu
Em Salto do Céu, moradores foram surpreendidos por uma cabeça d’água na cachoeira central da cidade, registrada na terça-feira, dia 14. O fenômeno é resultado de chuvas intensas em áreas específicas do rio, que provocam uma elevação rápida no nível da água, reforçando a correnteza e causando alagamentos nas proximidades.
Imagem Cabeça D’água. Fonte: TVCA
Fatores que contribuem para a chuva intensa
O principal fator que favorece as chuvas volumosas no Mato Grosso é a formação de canais de umidade entre o Norte e o Sudeste do Brasil. A combinação do calor intenso no estado com a alta umidade da região Norte intensifica as precipitações de maneira significativa.
Desde o início do verão, ocorreram três episódios de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sendo a última a mais duradoura e presente sobre o estado. Nos próximos dias, a ZCAS deve perder força, mas a chuva continuará devido ao direcionamento do fluxo de umidade.
Previsão para os próximos dias
De acordo com o mapa de previsão de acumulados de chuva para o período entre 15 e 25 de janeiro, os volumes continuarão elevados em todo o estado. Em diversas áreas, os acumulados devem variar entre 100 mm e 200 mm, com regiões pontuais podendo registrar ainda mais.
Figura 1- Acumulado de chuva previsto entre 15 de janeiro de 2025 e 25 de janeiro de 2025. Fonte: Climatempo