Na tarde da última quinta-feira (24/10), várias nuvens cumulonimbus cresceram sobre o sul de Goiás, por causa alta umidade e do calor disponível na atmosfera. O resultado foi um intenso vendaval sobre Rio Verde, Goiás. A chuva caiu na área urbana e também em áreas agrícolas. A forte chuva acompanhada de rajadas de vento causaram destruição na propriedade rural do produtor Cairo Arantes. O vento forte arrancou parte do telhado do barracão e destelhou casas de colaboradores da fazenda. Veja o vídeo enviado pelo produtor:
O prejuízo se estendeu também para o campo.
“Eu tinha acabado de plantar um talhão de soja e a chuva muito pesada acabou assoreando e pode ser que eu venha a ter problema na germinação”, disse Arantes.
O produtor já concluiu 70% do plantio em uma área de 800 hectares, restando apenas 30%.
“Não estou conseguindo plantar por causa da chuva. Eu tive problemas com incêndios em minha área, não tenho palhada, passei um adubo e uma grade niveladora para dar uma incorporada. Plantar com esse nível de chuva que vem sendo observado, volumes altos dá muito problema na plantadeira que não roda e embucha, o barro vai grudando”. relata o produtor.
Arantes comentou ainda que para conseguir plantar irá precisar contar com a ajuda do retorno do sol e de uma terra mais seca para o trator não patinar. “Já faz praticamente dois dias que não consigo semear nada com as máquinas no barracão aguardando uma trégua da chuva. Estou começando a ficar preocupado com a janela da safrinha”, completa.
Previsão do tempo para os próximos dias
Os modelos de previsão indicam mais chuva para os próximos dias no interior do Brasil. Em Goiás, após um início de mês seco, as chuvas estão sendo observadas e a curto prazo há previsão de mais chuva mantendo a umidade do solo bastante elevada. Veja no mapa a tendência de chuva para o período de 28/10 até 01/11.:
Note que as áreas em tons de vermelho, laranja do mapa indicam volumes acumulados bastante elevados para o período. Isso significa que para os próximos 10 dias há condições para precipitação, inclusive em Goiás.
Leia também: Área plantada com soja no Paraná atinge 62%
Clima favorece e cultura so tabaco está em boas condições
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!