A Marinha do Brasil alertou nesta quarta-feira, 2 de abril, para o risco de ressaca no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina a partir das 21 horas desta quinta-feira, 3 de abril, até 9 horas do dia 5 de abril, sábado. As ondas podem atingir picos de 2,5m a 3,5 m.
O mar começa a subir na barra do Chuí, no extremo sul gaúcho, na noite da quinta-feira, 3 de abril. Mas é durante a sexta-feira, 4, que a agitação marítima se espalha rapidamente pelo litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No litoral do Paraná, as ondas aumentam no decorrer da tarde da sexta-feira e podem atingir picos de até 2,5 metros.
O mar segue muito agitado e com grandes ondas na costa da Região Sul durante todo o fim de semana.
Veja aviso original abaixo
AVISO NR 082/2025
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1240Z – QUA – 02/ABR/2025
RESSACA ENTRE CHUÍ/RS E FLORIANÓPOLIS/SC A PARTIR DE 040300Z. ONDAS DE SW/SE 2.5/3.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 051200Z.
A condição de mar muito agitado é devido a intensificação dos ventos sobre o oceano, com a passagem de dois ciclones extratropicais. Um deles, de menor porte, se organiza na costa gaúcha no decorrer desta quarta-feira e não tem grande impacto na agitação marítima. O outro ciclone extratropical é um grande sistema e passa pela costa da Argentina nesta quinta-feira e gera uma grande e extensa agitação no oceano, com grandes ondas que vão se deslocar para a costa brasileira nos próximos dias. Além disso, uma grande sistema de alta pressão atmosférica, que se desloca do interior da Argentina para o litoral do Uruguai, entre os dias 4 e 5 de abril, vai contribuir com ventos moderados a fortes para manter o mar agitado.
Vale o alerta também de ventos muito fortes na costa da Região Sul a partir desta quinta-feira até o domingo, que vão exigir redobrados cuidados dos navegantes.
Vento fortes e mar agitado na costa da Região Sudeste
Na costa do Sudeste, a intensificação dos ventos ocorre durante a sexta-feira, 4 de abril, com a frente fria avançando pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, e prossegue no fim de semana.
No litoral de São Paulo, o mar começa a ficar no decorrer da tarde e noite da sexta-feira e segue muito agitado e com grandes ondas durante todo o fim de semana. Os navegantes devem ter atenção redobrada! A previsão é de que as ondas alcancem picos de 2,0 m a 2,5 m no sábado e de 1,5 m a 2,0 mm durante o domingo.
Já no litoral do Rio de Janeiro, a agitação do mar deve começar a ser percebida na madrugada do sábado e as ondas crescem rapidamente no decorrer do dia. A agitação permanece intensa no domingo, 6, e em parte da segunda-feira, 7 de abril. Neste período de mar agitado, as ondas na costa fluminense podem atingir picos de até 3,0 m no primeiro fim de semana de abril.
No litoral do Espírito Santo, o mar começa a subir no sul do estado já durante a noite do sábado, 5 de abril, mas no domingo, a agitação marítima será mais forte e se espalha por todo o litoral capixaba. As ondas podem atingir picos de 2,0 m a 2,5 m. O mar segue muito agitado também durante a segunda-feira.