O Vale do Caminhos da Neve, localizado a apenas 3 quilômetros do centro de São Joaquim, amanheceu nesta terça-feira (29) coberto por uma fina e bela camada de gelo, resultado de uma geada registrada com temperatura mínima de -1,9°C, conforme dados da estação meteorológica da Epagri/Ciram.
O fenômeno transformou a paisagem em um cenário branco e congelado. Os campos ficaram completamente tomados por cristais de gelo, que refletiam a luz do amanhecer e encantaram quem passou pelo local nas primeiras horas da manhã.
Mas a geada não ficou restrita ao perímetro do Caminhos da Neve. A área urbana de São Joaquim também foi atingida pela friagem. Muitos carros amanheceram cobertos por gelo, a ponto de permitir que se raspasse a camada que se formou nos para-brisas. Diversos motoristas precisaram recorrer à água quente para conseguir liberar os vidros e seguir seus trajetos.
Além de São Joaquim, outras cidades da Serra Catarinense também registraram geada nesta manhã gelada de outono, como Bom Jardim da Serra e Urupema, reforçando a força da massa de ar frio que atua na região.
As imagens da geada foram captadas pelo fotojornalista Mycchel Legnaghi, da Agência de Notícias São Joaquim Online, e evidenciam a força do frio típico da região serrana, que mesmo fora do auge do inverno, ainda proporciona espetáculos congelantes e paisagens únicas.
Confira outros locais que registraram temperaturas baixas neste começo de manhã:
Urupema–SC: -1,1 °C (Epagri)
General Carneiro–PR (INMET): -0,1 °C
Vacaria–RS (BASF): 0,8 °C
Dom Pedrito-RS (INMET): 4,6°C
Imagens Mycchel Legnaghi / @saojoaquimonline.com.br