Uma forte massa de ar frio de origem polar se espalha pelo centro-sul do Brasil provocando uma acentuada queda da temperatura nos estados da região Sul. O ar frio avança neste fim de semana também sobre a região Sudeste e sobre o estado de Mato Grosso do Sul, aliviando o calorão.
Esta é a primeira massa de ar frio de origem polar com características de outono a influenciar o Brasil este ano.
A combinação da presença do ar frio de origem polar com a falta de nuvens durante a noite faz com que a temperatura tenha uma queda muito acentuada especialmente nos estados da região Sul do Brasil.
Primeira temperatura negativa do ano
Os três estados registraram temperaturas abaixo dos 10°C. Porém, nas áreas mais elevadas da serra de Santa Catarina, a temperatura ficou ligeiramente abaixo de 0°C. Em Urupema/Parque exposição, a temperatura mínima neste sábado, 5 de abril, foi de -0,2°C, pela medição do Epagri/Ciram, órgão de monitoramento meteorológico e ambiental do governo de Santa Catarina. Esta foi a primeira temperatura negativa no Brasil no ano de 2025, estabelecendo o recorde de frio para este ano no país, até o momento.
10 Menores temperaturas no Brasil em 5/4/25 (Inmet e Epagri-Ciram)
-0,2°C Urupema (SC)
3,1°C São Joaquim (SC)
3,8°C Urubici (SC)
4,2°C Quaraí (RS)
4,4°C Campo Belo do Sul (SC)
4,5°C Bagé
4,8°C Santana do Livramento
4,9°C Dom Pedrito
5,1°C São José dos Ausentes
5,2 °C Vacaria
No Paraná, a menor temperatura neste sábado foi de 7,2°C em General Carneiro e 7,3°C em Clevelândia.
Geada
Com o frio intenso no amanhecer deste sábado, 5 de abril, houve condições para formação de geada em alguns locais na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai e em áreas da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As áreas prováveis registraram temperaturas iguais ou abaixo de 5,0°C

Risco de geada em áreas do RS e de SC no primeiro fim de semana de abril (Fonte: Climatempo)
Para o domingo, 6 de abril, a previsão é de que já ocorra uma ligeira elevação da temperatura e condições de geada são baixas nas áreas mais altas das serras gaúchas e catarinense
Já a partir da segunda-feira, com o afastamento do ar frio de origem polar, a temperatura entra em gradual elevação, porém as noites e o amanhecer vão continuar frios. As tardes vão ficando cada vez mais quentinhas.