Uma forte massa de ar frio, de origem polar, se espalha sobre o centro-sul do Brasil e causa acentuada queda da temperatura. As três capitais da Região Sul, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul bateram recorde de menor temperatura do ano até agora neste sábado, 5 de abril. Todas as temperaturas abaixo são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Em Porto Alegre, a mínima foi de 12,5°C. O recorde anterior era de 14,0°C, nesta sexta-feira, 4 de abril. Portanto, a capital gaúcha estabeleceu o recorde de frio do ano pelo segundo dia consecutivo.
Em Curitiba, a temperatura mínima neste sábado, 5 de abril, foi de 12,4°C, a mais baixa de 2025 até agora. O recorde anterior era de 12,8°C, em 13 de janeiro.
Em Florianópolis, a temperatura chegou aos 16,0°C. O recorde anterior de menor temperatura deste ano era 16,6°C, em 16 de março
Em São Paulo, o recorde de menor temperatura de 2025 foi estabelecido com a temperatura mínima de 15,8°C, por medição automática e convencional, até às 9 horas. É possível que a temperatura caia mais após as 18 horas e fique abaixo do calor registrado às 9 horas. O recorde anterior era de 16,2°C, em 11 de janeiro.
O ar frio desta forte massa de ar polar também entrou em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, que também teve recorde de frio para este ano neste sábado. A temperatura mínima foi de 18,1°C, de acordo com o Inmet. O recorde anterior era de 18,4°C no dia 1 de fevereiro.
Para este domingo, 6 de abril, a Climatempo prevê possibilidade de novo recorde de menor temperatura para 2025 nas capitais São Paulo e Belo Horizonte. Há uma pequena possibilidade no Rio de Janeiro.