Uma nova frente fria avança pelo sul do Brasil neste sábado e pode provocar fortes pancadas de chuva na região serrana do Rio Grande do Sul, na serra, no litoral e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no leste, centro, norte e oeste do Paraná. Há risco de chuva forte na região de Curitiba e também de Florianópolis. A região de Porto Alegre ainda pode ter alguma chuva moderada a fraca na madrugada e pela manhã deste sábado.
Sol e frio a partir do domingo
Durante o domingo, 20 de abril, com a entrada do ar frio de origem polar, as nuvens carregadas se afastam de quase toda a região Sul . O sol deve reaparecer com força sobre o Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina e do Paraná. Mas o litoral paranaense, a grande Curitiba e o Vale do Itajaí ainda terão grande quantidade de nuvens no domingo.
O sol predomina no Sul do Brasil durante a segunda-feira, 21 de abril.
Queda da temperatura e geada
A passagem desta nova massa de ar frio de origem polar vai causar queda da temperatura em todos os estados do Sul do Brasil. Temperaturas um pouco abaixo dos 10°C devem ser observadas já no amanhecer do domingo no Rio Grande do Sul, nas áreas de planalto e serra de Santa Catarina e no sul do Paraná. O amanhecer do feriado da segunda-feira, 21, será mais frio.
Geada
No amanhecer do domingo, 20 de abril, há possibilidade de gear na serra do sudeste do Rio Grande do Sul, região de Piratini e Pinheiro Machado, por exemplo. No amanhecer da segunda-feira, 21, pode gear nesta região gaúcha e também na serra do nordeste do Rio Grande do Sul e na região serrana de SC. Não há expectativa de geada ainda para o sul do Paraná, mas a temperatura na madrugada da segunda-feira deve ficar entre 6°C e 10°C.
Temperatura negativa
As áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense, região de Urupema, Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e de São José dos Ausentes poderão registrar temperaturas um pouco abaixo de 0°C na madrugada da segunda-feira, 21 de abril.
Atualmente, a menor temperatura oficialmente registrada no Brasil este ano foi de -0,2°C.
Recorde de frio
A nova massa de ar frio, de origem polar, que avança sobre o Sul do Brasil vai esfriar as capitais também. Na segunda, 21, e na terça-feira, 22 de abril, há uma possibilidade de novos recordes de menor temperatura para o ano de 2025 nas capitais da Região Sul.
Pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, os recordes atuais são:
Curitiba: 12,4°C – 5/4
Florianópolis: 16,0°C – 5/4
Porto Alegre: 12,5°C – 5/4