Já tem muita gente achando que tem algo errado com esse novembro chuvoso e esse “frio”. A temperatura máxima na cidade de São Paulo nesta quarta-feira, 13 de novembro, foi de 18,8°C depois de ter chegado aos 32,2°C na tarde da terça-feira. Um tombo de 13°C que fez muita gente voltar usar um casaco.
Esta foi a terceira queda acentuada de temperatura registrada na cidade de São Paulo desde o início de novembro. Até agora, a temperatura máxima deste mês igualou ou superou a marca dos 30°C apenas três vezes.
A população da cidade de São Paulo está vivendo neste novembro uma situação completamente diferente da observada em novembro de 2023. Em novembro do ano passado, a temperatura máxima ficou abaixo dos 30°C em 15 dias e mesmo assim, só baixou de 20°C em um único dia.
Há exatamente um ano, no dia 13 de novembro de 2023, a cidade de São Paulo registrava 37,7°C, a maior temperatura em um dia de novembro e segunda maior já observada, considerando todos meses, desde o início das medições no Mirante de Santana, em 1943.
Esta marca se repetiu no dia 14 de novembro de 2023 e é a segunda maior temperatura já observada na cidade de São Paulo desde 1943. O recorde absoluto de temperatura na cidade de São Paulo é de 37,8°C, em outubro de 2014.
Temperatura amena nos próximos dias
Com predomínio de céu nublado e a presença de ar frio de origem polar, a temperatura na grande São Paulo não vai subir muito nos próximos dias. A previsão da Climatempo é de que, nesta quinta-feira, a maior temperatura do dia fique um pouco acima dos 20°C.
Para a sexta feira e para o fim de semana, com a expectativa de períodos com sol, mas ainda não deve passar dos 30°C.
Risco para chuva forte
Com a chuva frequente desde o início do mês, São Paulo já tem cerca de 110 mm de chuva acumulados no Mirante de Santana, na zona norte da capital, local de medições meteorológicas regulares do Instituto Nacional de Meteorologia. Em 13 dias já choveu cerca de 78% da média para novembro, que é de 144 mm.
Mas pela medição do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, da prefeitura paulistana, e do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, vários bairros da cidade de São Paulo já acumularam mais de 150 mm desde o início do mês.
Para esta quinta-feira, 14 de novembro, só há previsão de chuviscos para a Grande São Paulo. Mas no feriado de 15 de novembro, sexta-feira, e no fim de semana, áreas de instabilidade voltam a se intensificar sobre o estado de São Paulo e as condições para a chuva aumentam também sobre a Grande São Paulo.
Pancadas de chuva com raios voltam a acontecer principalmente à tarde e à noite, tanto na sexta-feira como no fim de semana, e há risco de chuva forte em algumas horas.
Com o grande volume de chuva que já caiu desde o início do mês sobre a região metropolitana de São Paulo, e a previsão de mais chuva forte para os próximos dias, aumenta o risco para alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra na região da grande São Paulo até o domingo.